A professora Celene Lourenço recebeu na sessão desta terça-feira (29), na Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, uma Moção de Aplausos, pelos relevantes trabalhos sociais prestados à população cruzeirense, num trabalho voluntário pelos menos favorecidos e também por sempre estar presente nas sessões do parlamento sendo uma conhecedora e defensora do trabalho dos vereadores cruzeirenses.
O vereador Gilmar da Saúde, autor da proposta da Moção de Aplausos à professora Celene Lourenço, pelos relevantes serviços prestados à população e sua presença de acompanhamento do trabalho do Poder Legislativo, destacou em seu discurso a felicidade de conceder a homenagem votada e homologada por unanimidade por todos os vereadores em reconhecimento ao trabalho da professora.
“Essa pandemia nos fez perder pessoas que tinham dormido juntos e no dia seguinte a pessoa já tinha partido sem ter dado tempo sequer de se despedir. E vem esse sentimento de valorizar o ser humano, temos que tirar lições mesmo das coisas ruins como é a pandemia do Coronavírus que deixa a lição de ser necessário abraçar e amar mais e expressar seus sentimentos e essa homenagem dona Celene vem carregada de sentimentos bons tendo em vista essa grande mulher que a senhora é. Parabenizo a senhora e todos seus familiares, muito merecida a homenagem”, disse.
Na tribuna da Câmara Municipal a professora Celene Lourenço fez um agradecimento aos vereadores pela homenagem ao destacar que os nobres parlamentares fazem um trabalho muito sério de ajuda aos mais necessitados e pela lembrança do seu nome ao lembrar que acompanha o trabalho da Câmara Municipal desde o tempo do ex-prefeito Aluízio Bezerra momento que agradeceu ao seu esposo, filhos, filhas, noras e minhas netas Larissa e Yasmim.
“Quero agradecer a Deus pela saúde para eu andar todos os dias e aos vereadores que somos companheiros de todas as horas, as pessoas pensam que sou vereadora, mas para reivindicar não preciso ser uma vereadora e estou sempre presente e qualquer hora posso me dirigir à Câmara Municipal. As vezes lembro alguma coisa que está esquecida e quero agradecer ao vereador Gilmar da Saúde pela homenagem. Não lhe conhecia, mas junto com os outros vereadores o senhor tem trabalhado muito bem”, agradece.
Celene Lourenço avalia que um vereador trabalha muito e sempre está para atender as pessoas mais necessitadas com uma ajuda para comprar um gás, pagar uma conta de luz, pagar uma passagem de ônibus, pagar o aluguel, a van no velório para levar as pessoas e precisam de apoio quando viajarem com condição de ficar bem alojado.
“Ficamos orgulhosos do trabalho e luta diária desses vereadores que trabalham muito, vejo o presidente atendente pessoas em filas, sou MDB de coração, mas defendo todos vocês pelo trabalho. O vereador Altemar na Santa Rosa recentemente fez um aterro com os caminhões dele para ajudar os moradores, o vereador Noeca estava no domingo trabalhando no ramal, então não temos visto os vereadores parados, mas atuando todos os dias”, disse.
Ao finalizar dona Celene Lourenço agradece pela homenagem ao revelar que recebeu uma benção junto com a Moção de Aplausos ao informar que estava muito feliz por ter conseguido vencer mais uma batalha de resolver o problema de uma pessoa no INSS, que aconteceu num barco no Guajará.
“Agradeço essa Moção de Aplausos, continuo minha luta, o INSS em Cruzeiro do Sul é um caos e graças a Deus consegui resolver mais um problema de uma pessoa no barco de Guajará. Vereador é uma pessoa que não tem sossego, as pessoas estão sempre pedindo e fico feliz em poder ajudar. Defendo que é preciso humanizar mais o atendimento as pessoas da Câmara Municipal que já está muito bom e agradeço pela presença da minha família, meu esposo que sempre está junto, minha filha cobra que devo andar menos, mas é preciso lutar pelos menos favorecidos e já pedi uma atenção para os moradores de rua. Agradeço imensamente ao vereador Gilmar da Saúde pela homenagem”, disse.
Veja o discurso da professora Celene Lourenço na tribuna da Câmara Municipal:
A filha e bacharel em Direito, Dra. Arruned, usou a tribuna para agradecer aos vereadores pela Moção de Aplausos a sua mãe ao destacar sua luta diária em benefício das pessoas mais carentes e sua permanente participação nos movimentos sociais do município.
O vereador Zaldo Mototáxi parabenizou o vereador Gilmar da Saúde pela iniciativa da Moção de Aplausos. “Meus parabéns a dona Celene e quero dizer ao seu José Martins que ele é um guerreiro, porque aguentar a dona Celene não é fácil. Ela todos os dias está pelas ruas, conversando com o povo, empurrando uma cadeira de rodas, ajudando um cidadão, pedindo alguma ou com um bloco de rifas no bolso para o vereador comprar para ajudar alguma pessoa. Me sinto feliz pela sua pessoa e em estar aqui falando da senhora que conheço desde o tempo que eu vendia laranja. É porque o importante é homenagear as pessoas em vida, como a Câmara Municipal está fazendo. Depois que morre não adiante colocar o nome da pessoa na escola ou num prédio. Hoje estamos aqui com a dona Celene e sua família nessa homenagem porque vemos a luta dela nas campanhas do MDB é uma das primeiras. A gente sente que tudo que ela faz é de coração e merece essa homenagem. Parabens a toda essa família”, disse.
O vereador Clerton Souza parabenizou a homenageada. “Celene Lorenço é um símbolo de mulher guerreira que tive o privilégio de acompanhar durante quatro anos o trabalho dela como coordenador da Assistência Social e no CREAS. Ficava impressionado com o poder de articulação dela, como ela tem uma sensibilidade humana, empatia com o problema do próximo que é algo bonito que precisamos aprender todos os dias. Conversando com amigos que gostam de debater política falamos de algumas mulheres e lembramos da dona Bete Cameli, da costureira Marluce, da senadora Maria das Vitórias, da Derli da ponte, que são pessoas que tem diferencial e o da dona Celene é ainda maior porque ela está sempre presente. Mas, isso é uma coisa de Deus e do Espírito Santo porque todo bem feito volta em alegria e felicidade. Vendo a família reunida, além disso, dona Celene e o José são bailarinos que deram um show na apresentação do cantor Audízio Dantas. A senhora é uma vereador sênior e ela conhece todo o fluxograma da Assistência Social. Que seu exemplo sirva de inspiração para outras pessoas”, disse.
O vereador Márcio da Farinha pediu a Deus, o Rei do universo, para que dê mais saúde para a dona Celene continuar fazendo seu excelente trabalho diário. “O Brasil, o mundo e Cruzeiro do Sul precisam de pessoas dedicadas e com amor ao próximo e que ajudem na sociedade aqueles que mais precisam de um apoio e gesto de amor”, disse.
O vereador Antônio Cosmo, destacou o trabalho e a luta da dona Celene Lourenço pelos mais esquecidos. “O vereador Zaldo foi muito feliz na sua fala e quero complementar dizendo que a Dona Celene tem enfrentado a luta pelos que tem seu direito, mas está esquecido e agradecemos a Deus em especial por ter uma pessoa como a senhora com essa dedicação. Não é fácil esse trabalho social que a senhora faz sem fim lucrativo porque as vezes é preciso apenas um conselho, um abraço ou atenção. Minha história de vida é de muitas dificuldades, quando era jovem no seringal e depois vim para a cidade e graças a Deus consegui crescer um pouco na vida com muita honestidade. A senhora vai receber um quadro, mas ele representa a grandeza da sua vida que é uma enciclopédia, que está com todos os seus filhos formados e quero pedir à Deus que ele possa abençoar essa família. Aqui em Cruzeiro do Sul é só tem essa Celene Lourenço fazendo esse trabalho”, disse.
O vereador Cristiano Rodrigues parabenizou e agradeceu a homenageada. “Só vejo a dona Celene Lourenço querendo ajudar uma pessoa, nunca vi a senhora atrás de nada para a senhora, é só vendendo uma rifa para ajudar um doente, levando uma pessoa para se aposentar, lutando por um sacolão para outra pessoa, um trabalho feito que precisa ser reconhecido e que Deus lhe dê muita saúde para que continue fazendo esse trabalho”, disse.
O vereador Altemar da Santa Rosa também parabenizou dona Celene Lourenço. “É uma mulher que está sempre ajudando, quero contar três situações que acompanhei. Ela ajudou um senhor do seringal que estava acamado no hospital do Juruá. Em outro momento tinha uma moça que estudava em Cochabamba e recebia uma ajuda de um padre. O padre viajou e a moça ficou sem a ajuda e ela se preocupou muito com a moça, lutou e batalhou pela causa da moça que estava em Cochabamba e a outra aconteceu comigo mesmo, em 1994, ela foi minha professora e eu precisava ser aprovado para poder fazer o concurso público que o governador Orleir Cameli abriu com 82 vagas. Eu estava casado e desempregado. Eu fiz a prova, ela corrigiu e antes de eu sair ela me devolveu a prova e pediu para eu revisar a prova e consegui passar. É por isso que sempre lhe trato como a minha professora”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Franciney Freitas, destacou que dona Celene Lourenço é uma vereadora sem salário, que está sempre presente assistindo as sessões. “Ela está sempre lutando pelas pessoas, é sinônimo de pessoa bondosa, amiga e que ama o próximo porque está sempre trabalhando a favor do povo. Ela sempre dá um conselho, me chama atenção, outro dia pediu uma cadeira de rodas e esse respeto que ela tem com os vereadores tem também com o povo. Estamos a sua disposição e agradecidos pelo seu trabalho. Obrigado, essa homenagem é um gesto verdadeiro pelo seu trabalho e o carinho que a senhora tem pelos vereadores, mostrando as pessoas o nosso trabalho que não é fácil. Gosto de estar vereador, tento respeitar os que conheço e os que não conheço, tratando com a verdade e vemos sempre a dona Celene Lourenço vendendo as rifas para a judar as pessoas. E ela consegue vender e ajudar porque as pessoas acreditam nela. Saúde para a senhora e toda sua família”, disse.