Cruzeiro do Sul, Acre, 1 de maio de 2025 22:38

Caminhada comemora o Dia Mundial do Autismo e encerra a Semana de Conscientização em Cruzeiro do Sul

caminhada aa (1) (1)

A Associação de pais e amigos de pessoas com autismo de Cruzeiro do Sul-APAA/CZS, em parceria com órgãos públicos estaduais e municipais, bem como outras instituições sem fins lucrativos promoveu, na manhã desta sexta-feira (04), uma caminhada pelas principais ruas do centro da cidade, alusiva ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 02 de abril.

A caminhada reuniu as famílias da instituição, profissionais da área da Saúde e Educação, além de membros da diretoria e da equipe de trabalho da APAA e também encerrou as atividades da Semana de Conscientização do Autismo em Cruzeiro do Sul com palestras, realizada de 01 a 04 de abril, com uma programação especial que teve o objetivo de levar informação à população sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA).

A Semana de Conscientização do Autismo em Cruzeiro do Sul teve também o objetivo de promover mais inclusão, respeito e políticas públicas voltadas para as pessoas com TEA, explicou o presidente da APAA, Peter Rogers, pioneiro neste trabalho, que destacou a importância destas iniciativas para dar cada vez mais visibilidade a causa.

Peter Rogers, presidente da APAA

“A caminhada e todas as ações realizadas nesta semana foram fundamentais para sensibilizar a sociedade e o poder público, reforçando a necessidade de políticas públicas eficazes. O autismo não é uma doença,” afirmou o presidente que destaca os avanços conquistados para melhor atender as crianças, adolescentes e adultos com TEA que agora, pela grande luta, já dispõe de uma melhor estrutura de atendimento.

A professora Cibele Clemente, mãe de uma criança com autismo, compartilhou sua experiência e enfatizou os desafios enfrentados pelas famílias. “O diagnóstico precoce e o acesso a terapias especializadas são fundamentais para o desenvolvimento das crianças autistas. ºMuitas mães ainda encontram dificuldades em obter apoio e atendimento adequado. Por isso, ações como essa são tão importantes, pois trazem informação e ajudam a construir uma sociedade mais inclusiva”, ressaltou.

A caminhada realizada em Cruzeiro do Sul mostra a necessidade de ampliar o debate e garantir que pessoas com autismo tenham seus direitos assegurados, promovendo uma sociedade mais acessível e inclusiva, mas já pode ver o avanço do trabalho iniciado por Peter Rogers inicialmente para atender sua filha pelo número de entidades que já está associadas e garantindo apoio a causa.

Uma equipe do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusão (NAPI) Said Almeida Filho prestigiou a caminhada e participe ativamente do processo de inclusão das pessoas com TEA na sociedade. A técnica do NAPI, Eliane Neris, informa que o NAPI tem um trabalho de apoio pedagógico às escolas com cursos, formação e capacitação para que os professores e assistentes possam assistir as crianças com TEA e os demais transtornos neurobiológicos.

Técnica do NAPI, Eliane Neris

“É muito importante que a gente possa fazer parte desse processo de inclusão, não só com as entidades não governamentais, mas com as governamentais de apoio à Educação, o governo do Estado propõe esse trabalho, o Conselho Estadual de Educação cada vez mais apoia com novas leis para que a gente apoie a causa não só de uma maneira esporádico, mas continua com apoio pedagógico de inclusão”, disse.

A vereadora e enfermeira Manelisse participou das atividades da Semana de Conscientização do Autismo e também da bela caminhada destacou que na Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul tem vereadores e vereadoras defensores dessa importante causa do autismo para garantir com a criação de leis e políticas públicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA.

O vereador Tiago da Milênio prestigiou a caminhada de Conscientização do Autismo, destacou a data comemorativa do Dia Mundial do Autismo e as atividades em Cruzeiro do Sul. “Precisamos fortalecer essa luta e movimento em prol dos autistas, que deve ser uma luta de todo mundo e o nosso gabinete e minha pessoa como cidadão e parlamentar está a disposição para que cada dia essa luta se fortaleça mais”, disse.

Equipe da Faculdade de Medicina Afya prestigiou a caminhada e apoia a causa dos autistas

Representantes da Faculdade de Medicina Afya de Cruzeiro do Sul, as consultoras comerciais e colaboradoras Thais e Ivina, além do Psicólogo Ananias Almeira e da Neuropsicopedagoga Bárbarah Cartlandy, marcaram presença na caminhada e destacaram a importância do movimento para mobilizar a população, pais e apoiadores do autismo que tem aumentado expressivamente nos últimos tempos.

“É muito importante para nós representando a Afya participar dessas atividades de conscientização sobre o autismo na região do Juruá porque sabemos que por mais que haja avanços a nossa região ainda é bem isolada, mas a caminhada e o trabalho de conscientização organizado pela APAA joga uma luz nesse movimento. A Afya conta com alunos neurodivergentes que lá são muito bem acolhidos”, disse Thaís.

Ivina destacou que na Afya tem um Núcleo de Experiência Discente (NED) que acolhe os alunos e em especial os que precisam de uma atenção melhor. “A Afya abraça essa causa que a nossa sociedade precisa também abraçar. O psicólogo Ananias destaca que devido a sociedade ter melhores recursos para identificar cada vez aumenta o número de autistas. “Nossa faculdade tem oito alunos neurodivergentes cursando Medicina e os autistas são bem vindos a nossa instituição”, disse

A Neuropsicopedagoda Bárbarah Cartlandy destacou ainda que na Faculdade de Medicina da Afya, que é uma instituição muito inclusiva, tem alunos autista e com TDH que são muito bem vindos e bem acolhidos. “Estamos de braços abertos para receber as pessoas que queiram saber dos nossos programas de inclusão, a sociedade precisa garantir esse apoio e na Afya temos um setor exclusivo para atender esse público”, disse.

A coordenadora da APAA, Pedagoga Ane Caroline, especializada em Neuropsicopedagogia, destacou a importância da caminhada para a conscientização da sociedade. “É importante mobilizar a sociedade em geral, mostrar que os autistas precisam do apoio e respeito da sociedade, mesmo com as comorbidade apresentadas por eles, para que possam ser inseridos na sociedade e no Centro Especializado do Tratamento do Autismo (Ceteac) temos um projeto para cuidar deles e também dos seus cuidadores para que possam estar em condição de cuidar dos autistas”, disse.

A programação realizada pela APAA/CZS contou com o apoio da SEASDH, Semas, CRAS, Semedel, RSEE/CZS, NAPI, IFAC, AFYA, Semsa, MPAC, DPE, 61º BIS, AMA, Diocese de Cruzeiro do Sul, Câmara de Vereadores, Rádio Verdes Florestas, Anjos do Asfalto e APAE, além de parcerias como da SEMTRANS e ACRECAP.

Foto:Edson Fernandes