A Unidade Regional do Juruá do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) realiza neste mês de outubro, em Cruzeiro do Sul e municípios da região uma campanha de fiscalização para verificar a qualidade dos brinquedos que estão sendo comercializados para o Dia da Criança e educativa sobre os direitos do consumidor.
destacou a importância do trabalho feito pelo Procon/AC de conscientização nas escolas com orientação e palestras para esclarecer sobre os direitos do consumidor e aproveitando o Dia das Crianças uma fiscalização para verificar a qualidade dos brinquedos comercializados.
Vasco Júnior destaca a importância da implantação de uma sede do Procon/AC em Cruzeiro do Sul que já trabalha há dois anos para defender os direitos do consumidor e mais recentemente implantou as audiências para solucionar com mais rapidez as reclamações feitas pelos consumidores quando se sentem lesados por um fornecedor.
O coordenador destaca o trabalho em parceria com o Procon Municipal e outros órgãos públicos para melhorar ainda mais o trabalho de fiscalização com verificação de preços e a questão das vendas de brinquedos que precisam ter o selo do Inmetro para garantir mais dignidade para os consumidores.
A Chefe do Setor de Educação para o Consumo do Procon Estadual do Vale do Juruá, Sandra Rocha, avalia como muito positivos os resultados do trabalho de Educação que tem como público alvo os consumidores e alunos de escolas, além de empresas com visitas dos fiscais para verificar a qualidade dos produtos e brinquedos neste período do Dia da Criança.
“A educação para o consumo tem como objetivo levar a informação e prevenção sobre os direitos e deveres do consumidor para uma boa harmonia nas relações de consumo porque o acesso à informação previne e conscientiza os consumidores que passam a conhecer seus direitos e garantir uma relação mais harmoniosa e eficaz”, disse Sandra Rocha.
Sandra Rocha enfatiza também que a orientação e a informação, através das parcerias com instituições – escolas, secretarias e empresas – alcançam os lugares mais distantes na zona rural garantindo à crianças e idosos seus direitos e deveres, além das ações e trabalho de panfletagem voltadas para a realidade de consumo de cada público.