Proprietários de frigoríficos, açougueiros e a população de Cruzeiro do Sul se deparam com mais aumento no preço da carne bovina que durante o ano de 2020 aumentou cerca de 18% e neste início de ano sinaliza que vai aumentar ainda mais.
Os açougueiros avaliam que o alto preço da carne se deve a retirada de ossos e agregados que vem junto com a carne o que faz o produto chegar no mercado pelo preço de R$ 19,50 e ainda tem as percas porque o boi precisa ser desossado e o valor sobe para R$ 23,00.
Segundo avaliação dos profissionais do setor a expectativa é que o valor da carne bovina continue aumentado e com certeza com a alto valor o que acontecerá em 2021 e que novamente seja registrado, como em 2020, uma grande queda no consumo da carne bovina.
Os proprietários de frigoríficos também reclamam da dificuldade para manter os animais no pasto neste tempo invernoso onde os insumos também aumentaram muito de preço e avaliam que o aumento na verdade está sendo dado pelos produtores e pecuaristas.
Na guerra de culpados pelo aumento no preço da carne bovina a única opção à população é apelar para os órgãos de defesa do consumidor que precisam avaliar e verificar a procedência dos aumentos e caso esteja havendo irregularidade punir os culpados.