Mais uma vez o encerramento do novenário de Nossa Senhora da Glória, Padroeira de Cruzeiro do Sul, foi marcado por uma bela e emocionante festa. Nestes tempos de pandemia não foi possível realizar a tradicional procissão que reúne milhares de fieis, devido aos cuidados preventivos, mas a carreata quilométrica reuniu da mesma forma milhares de católicos.
A 1ª Circunscrição de Trânsito (1ª Ciretran), que organizou o evento, avalia que cerca de 1.800 veículos participaram da carreata, superando a expectativa de 600 feita pela organização. Para se ter uma dimensão da grandeza do evento o primeiro carro estava no centro da cidade, no começo da Avenida Mâncio Lima e o último aguardava o início no bairro da Cohab.
Foi uma bela festa. A imagem de Nossa Senhora da Glória percorreu as principais ruas e bairros da cidade na viatura do Corpo de Bombeiros e passou pelas unidades de saúde – UPA, Hospital de Cruzeiro do Sul e Maternidade – e pela frente das capelas das paróquias – São Sebastião, Aparecida e Nossa Senhora do Rosário.
Durante o trajeto da carreata os católicos ficaram na frente de suas casas e organizaram muitos altares com crianças e jovens que vestidas à caráter simbolizavam Nossa Senhora da Glória. Pelos bairros que passou – centro, Alumínio, Cruzeirão, 25 de Agosto, Copacabana, João Alves – a carreata foi muito aplaudida pela população.
Projetada com uma forma de superar o problema da momentâneo da pandemia do novo Coronavírus a carreata superou todas as expectativas, como previa o Bispo D. Flávio Giovanale, que sempre defendeu que os cuidado sanitários são uma questão prioritária da Diocese de Cruzeiro do Sul, que inclusive manteve, o início da festa, a catedral fechada para os fieis.
“A vida é um dom precioso de Deus e precisamos cuidar com muita seriedade desse dom nesse momento da pandemia que esperamos superar em breve, com a ajuda de Deus e de Nossa Senhora da Glória. Nesse momento agimos de acordo com as orientações das autoridades sanitárias e garantimos o distanciamento social nas nossas celebrações”, afirma.
D. Flávio Giovanale agradeceu os católicos pela bela demonstração de devoção a padroeira. “Lembramos na nossa festa os profissionais da saúde e da educação que merecem os nossos aplausos pela sua luta e junto com todos que colaboraram com nosso novenário”, agradeceu o bispo na conclusão da carreata marcada pela benção dos veículos.
Como nos demais anos o novenário de Nossa Senhora da Glória teve a presença de autoridades e muitas pessoas de outras cidades que vieram prestigiar a maior festa religiosa da região. Marcaram presença o governador Gladson Cameli, vice-governador Major Rocha, do presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior.
“A realização dessa carreata demonstra a fé inabalável do nosso povo. Mesmo com a pandemia, os devotos de Nossa Senhora da Glória encontraram uma solução segura para dar continuidade a essa linda festa, que é realizada há mais de 100 anos. Com muita fé em Deus e a população unida, eu tenho certeza que já estamos vencendo essa batalha”, ressaltou o governador Gladson Cameli.
Políticos do Juruá prestigiaram mais uma vez o encerramento do novenário. O primeiro secretário da Aleac, deputado Luiz Gonzaga, o deputado Edvaldo Magalhães, o ex-prefeito César Messias, entre outros políticos do Juruá também marcaram presença na carreata de encerramento do novenário de Nossa Senhora da Glória.
O presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Cruzeiro do Sul, Zaldo, destacou que a presença dos mototaxistas e motociclistas do município na carreata representa uma homenagem dos profissionais a padroeira Nossa Senhora da Glória, a quem pedem proteção todos os dias quando saem de casa para trabalhar porque é uma profissão de alto risco.
“Graças a Deus temos tido nesses últimos tempos poucos acidentes com os mototaxistas e taxistas, que tem um risco maior de se envolver em acidentes por estarem diariamente circulando. Mas, fazemos um trabalho de conscientização que está dando resultados, mas contamos principalmente com a fé em Deus e em Nossa Senhora para nos livrar do perigo”, disse.
A gerente da 1ª Ciretran, Taynara Martins, parabenizou todos os condutores que participaram da carreata de encerramento do novenário de Nossa Senhora da Glória, que teve quase dois mil veículos entre carros e motocicletas e transcorreu num clima de muita segurança, sem nenhum registro de acidentes e com a fiscalização dos órgãos de trânsito.
“Avaliamos como excelente a participação da sociedade que participou da carreata considerando a quantidade expressiva de veículos, motocicletas, bicicletas e do povo em geral que acompanhou da frente das suas casas e agradecemos a Diocese pela oportunidade de mostrar o nosso trabalho e garantir a segurança dos participantes”, avaliou.
Taynara, que acompanhou pessoalmente os trabalhos, lembrou que a 1ª Ciretran fixou mensagens educativas no trajeto da procissão. “Fizemos uma campanha educativa, nosso objetivo é sempre conscientizar os condutores a ter mais prudência no trânsito e agradecemos a sociedade cruzeirense que participou de forma muito responsável do evento. Nosso objetivo é salvar vidas”, disse.