A Secretaria de Meio Ambiente e Políticas Indígenas (Semapi), do governo do Estado, anuncia a programação da Carreta Ambiental no vale do Juruá, projeto idealizado e concretizado com recursos do gabinete da deputada federal Vanda Milani. O Chefe da Divisão de Educação Ambiental e Prática Sustentáveis da SEMAPI, sociólogo James Alves, informa a programação.
O projeto da Carreta Ambiental tem por objetivo de capacitar técnicos das prefeituras na área ambiental e atender o homem do campo com serviços ambientais e nasceu na varanda da casa da deputada federal Vanda Milani junto com seu filho o secretário Israel Milani e assessores que buscavam uma forma de garantir uma forma de facilitar a vida do homem do campo.

A programação dos trabalhos da Carreta Ambiental, que tem a presença de técnicos de vários órgãos ambientais do Estado e inicia pela vila Santa Luzia nos dias 22 e 23 de fevereiro, em seguida segue para Cruzeiro do Sul onde atende nos dias 07, 08, 09 de março, 11, 12 e 13, em Mâncio Lima, 15, 16 e 17 em Rodrigues Alves. para atender o homem do campo marginalizado e penalizado pecuniariamente ao longo do tempo.
“O projeto do governador Gladson Cameli tem trabalhado a valorização e o apoio aos produtores rurais e a Carreta Ambiental é um desses importantes projeto que vai até o homem do campo com o apoio dos vários órgãos ambientais do governo do Estado, ao invés do produtor rural ter que ir em busca dos órgãos públicos”, enfatiza James Alves.
James Alves destaca ainda que a Carreta Ambiental conseguiu juntar vários órgãos ambientais em um único espaço para beneficiar o homem do campo e atenderá em todos os municípios para capacitar os técnicos do município porque a primeira procura feita por serviços e orientações pelos produtores rurais é nas prefeituras.
“No treinamento os técnicos das prefeituras vão receber capacitação na área ambiental feita por técnicos capacitados e com bom conteúdo pedagógico e didático para facilitar a absorção do conhecimento porque apenas com a aplicação da lei não se consegue sensibilizar sendo preciso sensibilizar o homem do campo a adotar estratégias e boas práticas”, disse.
Ainda na parte ambiental haverá uma palestra de comando e controle de combate a incêndio florestal, haverá também atendimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), do Programa de Regularização Ambiental Rural que oferece a regularização de multas com oferta de assistência técnica e mudas para que se possa fazer a recomposição da área degradada.
“O estado oferece as mudas e a assistência técnica para diminuir os danos causados muitas das vezes pela falta de conhecimento da legislação. O IMAC entra no projeto com as informações técnicas e de orientação com a emissão de licenças e as vezes o homem do campo não sabe que pode usar 20% da madeira da sua área para benefícios próprios como um curral.
James dá um exemplo de Assis Brasil onde um produtor rural que precisava fazer uma barragem para que o gado pudesse se hidratar e foi num escritório de assistência técnica onde foi cobrado R$ 600,00. “Mesmo sendo uma entidade legal os valores cobrados são muito acima das taxas do IMAC. O produtor foi atendido pagando apenas R$ 30,00”, destaca.
Ao destacar a prioridade do governador Gladson Cameli com o agronegócio James destaca que a agricultura familiar faz parte desse projeto porque quem planta, colhe e vende está praticando agronegócio.
James destaca que o projeto inovador da Carreta Ambiental foi apresentado pelo Secretário Israel Milani na COP/2021 e já está servindo de modelos para os estados do Pará, Rondônia e Amazonas e se torna um exemplo por agrupar as instituições num espaço de serviço itinerante para fazer o atendimento e levar melhor qualidade de vida ao homem do campo.
Outra novidade da Carreta Ambiental é que durante o dia ela funciona como escritórios dos diversos órgãos públicos e durante a noite se transforma um palco onde podem ser realizadas atividades culturais, tem um grande telão que pode passar jogos de futebol e a programação é em Cruzeiro do Sul comemorar a festa do Dia Internacional da Mulher.
“Estamos contando com a presença do governador Gladson Cameli e da deputada federal Vanda Milani, do Secretário Israel Milani e das autoridades do município nesse dia que iniciará o atendimento na Carreta Ambiental neste dia de tão grande importância que se comemora o Dia Internacional da Mulher”, finaliza.