O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, realizou, na manhã desta quarta-feira, 8, uma reunião com a Unidade de Monitoramento Eletrônico (Umep) e a Spacecom, responsável pelos equipamentos e softwares de monitoração eletrônica utilizados no estado e em grande parte do país.

Durante a reunião, a empresa apresentou soluções tecnológicas em desenvolvimento para aprimorar a fiscalização de pessoas monitoradas eletronicamente, incluindo o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) voltadas ao aumento da eficiência no acompanhamento de medidas cautelares e penas restritivas de liberdade.
Na ocasião, o MPAC apresentou a sugestão de incorporar novas tecnologias ao sistema de monitoramento, com foco na automação de processos e na análise preditiva de comportamentos, especialmente em casos de violência doméstica. As medidas visam otimizar o trabalho da Polícia Penal e reduzir o tempo de resposta a eventuais descumprimentos das condições impostas pela Justiça.

“Nosso objetivo é entender quais são as ferramentas de utilização da inteligência artificial que podem aumentar a efetividade e o nível de eficiência na fiscalização da monitoração eletrônica. Ficamos satisfeitos em ver que a empresa está respondendo aos anseios não só do Ministério Público do Acre, mas de todo o país, em relação a essa evolução tecnológica que representa o futuro do sistema prisional”, afirmou o promotor de Justiça Rodrigo Curti, que conduziu a reunião.
O encontro contou também com a presença do diretor da Umep, Vinicius D’anzicourt. O representante da Spacecom, Robson Luis Slompo, destacou que a empresa atua atualmente em 15 estados e no Distrito Federal, com cerca de 100 mil dispositivos ativos, e que vem investindo em inovação e aprimoramento de suas plataformas.
“A nossa plataforma vem sendo aprimorada continuamente, com base nas demandas dos estados, do Ministério Público e do Judiciário. O nosso objetivo é sempre ouvir o cliente, como estamos fazendo aqui com o Acre, para buscar melhorias em nossos processos e sistemas e entregar resultados cada vez mais confiáveis e seguros”, ressaltou.