O Centro Educativo Adilis Nogueira Maciel (Ceanom) realizou, na manhã desta sexta-feira (20), uma emocionante solenidade, para entrega de certificados de conclusão do Curso Costura Criativa, à 20 mulheres da comunidade, moradoras de diversos bairros de Cruzeiro do Sul.
O projeto do Ceanom foi realizado com recursos de uma emenda parlamentar do deputado estadual Emerson Jarude, no valor de R$ 30 mil, que garantiu o custeio das despesas. O curso foi ministrado pela professora Sandra Viga que parabenizou a dedicação das mulheres participantes e o resultado considerado excelente.

Durante o curso Costura Criativa as mulheres aprenderam a confeccionar diversos produtos que podem ser comercializados para garantir o aumento da renda familiar, através das técnicas de costura repassadas com um aproveitamento avaliado como muito bom que concluiu com uma exposição das belas peças produzidas.
Na abertura da solenidade a coordenadora do Ceanom, Charline, destacou a participação da professora Sandra Viga, profissional de destaque da área da costura e empreendedorismo de Cruzeiro do Sul, que repassou muitos conhecimentos sendo um momento de grande satisfação a conclusão e entrega dos certificados.
A vice-presidente do Ceanom, Terezinha Tomé, destacou sua satisfação pela conclusão do curso ao lembrar que sua mãe costurou a vida inteira para ajudar na manutenção da família e parabenizar as participantes que agora podem melhorar a renda das suas famílias.
A professora Sandra Viga agradeceu o apoio do Ceanom para a realização do curso de aulas práticas, muitos conhecimentos e um aproveitamento muito bom que pode garantir uma fonte de renda extra às famílias. “Não tenham vergonha de mostrar o que fazem e publiquem porque sempre vai ter clientes para todas”, disse.
Sandra destacou ainda que no Curso Costura Criativa foi ensinado a confecção de peças vendáveis rápidas de fazer – jogos de cozinha, panos de pratos, capas para botijas e bebedouros, puxa-saco, necessaire, bolsinhas, calcinhas, entgre outras – e o resultado foi dos melhores com a confecção de muitas peças.
A coordenadora Charline, destacou que o Ceanon é uma entidade filantrópica com 30 anos de serviços prestados à comunidade cruzeirense, atende crianças e adolescentes na faixa etária de oito a 17 anos e iniciou com a Associação Comercial de Cruzeiro do Sul, através do Conselho Empresarial da Mulher.
Agora, o Ceanom trabalha de forma independente da Associação Comercial e oferece cursos profissionalizantes e oficinas musicais – violão, bateria, teclado, sanfona, instrumento de sopro, coral – e de informática para beneficiar as famílias de baixa renda como oportunidade de geração e implementação da renda familiar.
Charline destaca também que muitos parceiros contribuem com o trabalho do Ceanom – senadores, deputados, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através do prefeito Zequinha Lima, o governo do Estado, através de várias secretarias e a FEM, além de empresários e pessoas físicas – que se sensibilizam com a causa.
Os certificados foram entregues num momento de muita alegria das participantes que concluíram o curso de Costura Criativa:

Larissa Oliveira, interna da Fazenda Esperança, mãe de dois filhos, um menino e uma menina, destacou que tinha pouca experiência na costura e no curso aprendeu muito. “Sabia muito pouco, dei o meu melhor e quando concluir meu ano na Fazenda da Esperança quero trabalhar com costura. pois já tenho a minha máquina”, disse. Larissa fez 14 peças.

Clemilde Solidade, que mora no bairro do Remanso, agradeceu a oportunidade que avaliou como muito boa. “Um curso nota 10, a professora Sandra nos motivou muito, ela é uma pessoa persistente que nos incentivou e para mim foi uma terapia porque estou fazendo um tratamento de câncer. Agora já tenho uma profissão”, disse.

Veja o que disseram:
