A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realiza nesta sexta-feira (19) eleições para escolha da gestão da Seccional do Acre, OAB/AC, no triênio 2022-2024. A votação inicia as 8:00 horas e encerra às 17:00, com nove seções eleitorais nas cidades de Epitaciolândia, Xapuri, Rio Branco, Plácido de Castro, Acrelândia, Sena Madureira; Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.
Em Cruzeiro do Sul será realizada também a eleição para a gestão da Subsecção do Vale do Juruá da Ordem dos Advogados do Brasil no Acre (OAB/AC) com duas chapas postulantes que tem como concorrentes duas chapas. A Chapa 10 é encabeçada pela advogada Ocilene Alencar que concedeu esta entrevista ao Vozdonorte onde expõe suas propostas com as quais busca o voto dos colegas.

A Chapa 10 da eleição a Subsecção da OAB no Juruá tem como candidatos a presidente a advogada Ocilene Alencar e a vice-presidente o advogado Marcos Paulo, que apresentam propostas e projetos para proporcionar melhorias no atendimento aos advogados e advogadas e a apoia a reeleição do atual presidente, Dr. Erick Venâncio e a vice-presidente, a Dra. Marina.
“Tenho um histórico na OAB, reconheço os avanços, pretendo continuar com o que já fizemos e avalio que podemos fazer muito mais. Nossa chapa é extremamente renovada e mais de 80% dos candidatos não participaram de gestões anteriores. Confio no Dr. Erick Venâncio que foi um excelente gestor e na Dra. Marina que é uma mulher de força, disponibilidade, um grande nome feminino com grandes lutas em favor da advocacia acreana nestes três anos”, avalia.
A Dra. Ocilene Alencar é cruzeirense, formada em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso, em 2013 e logo depois da conclusão do curso voltou para atuar em sua cidade natal onde estabeleceu seu escritório de advocacia. “Tivemos muitos avanços e apoios, mesmo nesse período de pandemia, foram muitos cursos, distribuição de álcool em gel, vacinação da gripe H1N1, suporte para os que adoeceram e apoio para mulheres vítimas da violência doméstica”, lembra.
Com referência a politização da eleição da OAB a advogada avalia que não é uma coisa positiva. “Não tenho envolvimento com política, vivo da advocacia e apesar da exposição do mandato do presidente Santa Cruz que se posicionou de forma partidária essa politização não pode ser estendida as subsecções ou na gestão estadual”, disse.
Veja as propostas e projetos da Chapa 10:
PROPOSTAS
ESTRUTURA E INSTITUCIONAL:
-Construção do escritório compartilhado;
-Criação da Brinquedoteca e Sala de Amamentação na sala da OAB situada na Cidade da Justiça;
-Lutar pela criação de parlatório na Delegacia Geral de Cruzeiro do Sul.
COMUNICAÇÃO:
-Criar canais diversos de comunicação direta com o advogado do Vale do Juruá;
COMISSÕES:
-Mobilização e Fortalecimento das comissões por meio de cronogramas e prestação de contas de suas ações;
-Difundir e promover o incentivo para que mais advogados e advogadas queiram integrar as comissões;
-Criação da subcomissão da jovem advocacia junto ao curso de direito da UFAC;
PRERROGATIVAS
-Intensificar a atuação da Comissão de Prerrogativas;
-Manter diálogos permanentes com as instituições que integrantes do Sistema de Justiça;
-Ampliar os canais de Comunicação com a Comissão de Prerrogativas, disponível 24h, inclusive via WhatsApp, com a garantia de assistência imediata de um membro da comissão;
PROJETOS:
-Retomada do Projeto “OAB Vai à Escola” assim que se efetivar a retomada das aulas presenciais;
-Criar o projeto “Padrinho e Madrinha” onde o (a) advogado (a) recém-formado (a) poderá, se desejar, contar com um (a) advogado (a) mais experiente para orientação sobre diversos assuntos relacionados ao exercício da advocacia.
MULHER ADVOGADA:
-Garantir a representatividade da mulher na ordem, com efetiva participação e ocupação dos espaços de poder;
JOVEM ADVOCACIA
– Criar programa de acolhimento à jovem advocacia proporcionando a recepção e inclusão de jovens advogados desde o período de inscrição na OAB, oferecendo qualificação prática para o início da profissão e cursos de imersão em áreas específicas da advocacia;
CAPACITAÇÃO/ESA:
-Promover cursos de capacitação, atualização e aperfeiçoamento em diversas áreas jurídicas;
-Buscar o fortalecimento das ações da Esa na Subseção.
-PROGRAMAS E AUXÍLIOS
-Buscar a ampliação e o fortalecimento de auxílios, programas e projetos junto à CAA/AC;
-Implementar políticas de divulgação de direitos e benefícios garantidos aos advogados e advogadas;
-Firmar parcerias com a Universidade Federal do Acre Campus Floresta para promover a capacitação profissional e pessoal dos estudantes do Curso de Direito para a sua melhor integração no meio jurídico;
-Proporcionar a inclusão e integração dos estudantes de direito no ambiente da advocacia, dando-lhes acesso a rotina dos escritórios, a prática profissional e suas demandas para que lhe ocorra futuramente a adaptação razoável no ambiente de trabalho;
-fomentar a inclusão e participação de negros, comunidade LGBTQIA+ e pessoa com deficiência nas comissões, eventos e frente de atuação da OAB.
ADVOCACIA DATIVA
-Buscar em unidade com a Seccional a alteração da Lei de Dativos, no intuito de se formalizar critérios de nomeação, tabela própria e pagamento administrativo;