Cruzeiro do Sul, Acre, 18 de março de 2025 21:50

Chuva forte desaba sobre Cruzeiro do Sul, alaga centro da cidade, lojas, derruba árvores e causa transtornos

calaga capa (2)

Uma forte chuva que desabou sobre Cruzeiro do Sul, no final da tarde e início da noite desta terça-feira (04), dia da festa de encerramento do Carnaval 2025, alagou o centro da cidade, lojas, derrubou árvores na ladeira do Bode, causou transtornos com enxurrada de água pelo teto da maternidade e de supermercado, além de transbordar o canal de Remanso são as ocorrências principais que foram registradas até o momento.

A intensidade da chuva rapidamento alagou o centro da cidade na Avenida Getúlio Vargas, Praça de Táxi, gamelão do Centro Cultural, local da festa carnavalesca e as lojas das proximidadades. A forte enxurrada derrubou motocicletas e causou transtornos para os motoristas que passaram no local no momento do alagamento para conseguirem atravessar o local e chegar em lugar seguro.

No Remanso o canal que atravessa o bairro transbordou com a forte chuva deixando as ruas e quintais de várias casas alagadas. Segundo relato dos moradores a água subiu rapidamente, dificultou a passagem de veículos e pedestres e causou prejuízos para quem teve suas casas invadidas pelo transbordamento do canal, mas felizmente não há relato de vítimas ou pessoas feridas.

Vídeo postado por morador nas redes sociais mostra o alagamento no Canal do Remanso 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) tinha emitido novo alerta para chuvas intensas com ventos fortes no Acre a partir desta terça-feira, 4, até a manhã de quarta-feira, 5, com risco potencial de impacto. De acordo com o aviso, a previsão é de chuvas acumuladas entre 20 e 30 mm/h, com possibilidade de até 50 mm durante o dia, além de ventos intensos e a previsão se concretizou.

Árvore caiu na ladeira do Bode interrompendo o trânsito

Em nota oficial o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), informa que o volume de chuvas, acima do esperado, que causou inúmeros transtornos à população de Cruzeiro do Sul nesta terça-feira, 4, afetou parcialmente as instalações da cobertura do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, bem como a sede do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

“Ressaltamos que nenhum paciente ou servidor sofreu danos físicos e que os atendimentos seguem sem comprometimento. As equipes de manutenção e serviços gerais atuaram imediatamente para conter os impactos. A equipe de engenharia realizará uma avaliação detalhada para identificar possíveis danos e iniciará os reparos com a máxima urgência”, informou a Sesacre na nota.

“Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e a continuidade dos serviços prestados à população”, enfatizou a Coordenadora Regional de Saúde do Juruá, Diani Carvalho, na nota expedida.

Dano causado no telhado da maternidade pela forte chuva, felizmente maior parte no corredor. Nenhum paciente ou servidor sofreu danos físicos, explica Sesacre em nota

Devido às fortes chuvas a Prefeitura de Cruzeiro do Sul cancelou a festa de matinê infantil,  mas manteve o Carnaval dos adultos na noite desta quarta-feira. O prefeito Zequinha Lima esteve com sua equipe e secretários no local do alagamento e nos pontos mais afetados e colocou a estrutura da prefeitura para apoiar os comerciantes que tiveram suas lojas invadidas pelas águas da forte chuva.

Prefeito Zequinha Lima, secretários e equipe de apoio acompanharam o problema no local e garantiram apoio aos atingidos pelo alagamento 

Outra decisão importante tomada pelo prefeito Zequinha Lima, anunciada pela Secretária de  municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Janaína Terças, foi para os empreendedores que participavam da festa carvalesca que foram prejudicados pelas chuvas no período do carnaval que terão as taxas de aluguel das barracas que foram pagas estornadas.

 Secretária de  municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Janaína Terças, anuncia benefício para empreendedores devido o prejuízo causados pelas chuvas durante o carnaval. Taxa de aluguel das barracas será devolvida

Cobertura de supermercado também foi danificada causando prejuízos