A 1ª Circunscrição de Trânsito (1ª Ciretran), de Cruzeiro do Sul, inicia na manhã desta terça-feira (15), em parceria com o Pelotão de Trânsito (Peltran), do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) e da Secretaria Municipal de Trânsito da Prefeitura, a Operação Papai Noel que intensificará a fiscalização no centro comercial e bairros mais afastados.
A Operação Papai Noel vai aumentar a fiscalização nas principais vias da cidade e dos bairros com o objetivo de diminuir o número de acidentes nos dias que antecedem as festas de Natal e Ano Novo informou o comandante do Peltran, Tenente PM Robson Belo, que destacou a preocupação com a segurança de pedestres e condutores e um trânsito mais pacífico.
“A Polícia Militar deu início a Operação Papai Noel em todo o Acre, aqui em Cruzeiro do Sul não será diferente e vamos intensificar o patrulhamento e o policiamento de fiscalização. Começa nesta semana e só encerra no final do ano. Depois da primeira semana faremos uma avaliação para saber se está surtindo o efeito desejado e fazer as mudanças necessárias”, afirma.
O Comandante do Peltran informou também que na Operação Papai Noel será utilizado todo o efetivo do 6º BPM que dará prioridade ao atendimento da área do centro da cidade, mas vai atender também as áreas comerciais dos bairros mais afastados, como por exemplo o Aeroporto Velho e terá a parceria do Detran e da Prefeitura.
O secretário Municipal de Trânsito de Cruzeiro do Sul, Muniz Verçosa, presente ao ato, destacou a importância da parceria entre o governo do Estado e do município na execução de ações de prevenção no trânsito, fez um agradecimento especial ao governador Gladson Cameli pela parceria que garantiu o recapeamento da via principal no centro da cidade.
“A Prefeitura vem fazendo um grande volume de sinalizações, tanto horizontal como vertical e neste período das festas de fim de ano vamos intensificar ainda mais o trabalho de sinalização com pinturas de faixas de pedestres para que os condutores e os nossos pedestres possam ter mais visibilidade dos sinais e segurança no trânsito”, afirma.
Muniz Verçosa destaca o trabalho de recapeamento das ruas em todas as ruas do centro da cidade e dos bairros, numa parceria com o governo do Estado, o que tem aumentado muito o ritmo de trabalho. “O asfalto vai passando e a Semtrans já realiza o trabalho de sinalização, inclusive com pintura de faixas, para que a cidade continue a Princezinha do Juruá”, disse.
O gerente da 1ª Ciretran, Glauber Mappes, destaca que a Operação Papai Noel se estenderá até o final de ano e o Departamento Estadual do Trânsito do Acre (Detran/AC) está responsável pela parte educativa com agentes e educadores de trânsito para orientar os pedestres na travessia de faixas e na forma correta de se portar.
“O trabalho educativo e de orientação será no centro da cidade e também na Escola Darci Bezerra, no bairro do Aeroporto Velho. Os agentes da 1ª Ciretran auxiliarão também na fiscalização e em decorrência da pandemia a operação terá abrangência apenas nas áreas anunciadas. Estamos na bandeira amarela, mas com risco de regredir para laranja”, ressalta.