O Professor de música , guitarrista, violonista, produtor cultural Clerton Souza é autor de vários projetos de inclusão social e tem em seu currículo uma longa jornada no fomento à cultura no estado. Atualmente Clerton Souza é um dos vereadores mais atuantes. o músico irá disputar as eleições 2022 para deputado federal, uma grande aposta da juventude e da classe artística acreana.
Ele começou sua jornada cultural na capoeira, na época no grupo de renome nacional Capoeira Brasil e paralelo a arte da capoeira começou a fazer aulas de violão no ano de 1999 com o saudoso guitarrista Emerson Buiu em um projeto social. Com o falecimento de Emerson começou a ter aulas com Manoelzinho do Acre e logo em seguida com Cleison Costa .
Clerton Souza já fez parte de várias bandas locais como a renomadas Flor de Cactus e Ex-Fire e também já acompanhou inúmeros artista do cenário nacional .
Como produtor cultural trouxe grande nomes da música para Cruzeiro do Sul, como Thiago Melo, Nick coja, Ozielzino guitarrista do Catedral, Metal Nobre, Leonel Valdez, Fernandinho, enfim, já acompanhou grandes artistas gospel como Judson de Oliveira, Ricardo Robortella, Clev Soares dentre outros.
Ele participou de vários workshops de renomes mundiais como Kiko loureiro do Megateth , Aquiles Priester da banda Angra , PG ex Vocalista do oficina G3, Roger Franco, Sidney Carvalho, Aposan baterista entre outros. Foi conselheiro municipal de cultura representando o Juruá na Conferência Estadual de Cultura e também foi gestor da Fundação de Cultura Elias Mansuor.
Na área empresarial Clerton Souza foi proprietário de duas escolas de música na região, Katmusic e a M7 Academy, certificando mais de 2 mil alunos. O músico também desenvolveu inúmeros projetos de inclusão através da cultura. Hoje, como vereador, desenvolve um projeto de qualificação profissional, o Projeto Você Nasceu para Vencer, que já teve a participação de mais de sete mil jovens.
Um fato curioso é que Clerton Souza tem em seu gabinete dois dos maiores artistas do Juruá, o Cantor Kardeson Viola e o seu professor de música, o maestro e compositor Manoelzinho do Acre, mostrando a valorização com a classe. “Eu acredito muito que podemos avançar mais, cultura, esporte, turismo, qualificação profissional são bandeiras que considero de extrema importância não só para a economia do estado, mas também para que possamos juntos contar a nossa história e as nossas tradições para o mundo”, avalia.