Cruzeiro do Sul, Acre, 11 de setembro de 2024 10:49

Clima – Na COP26, Acre participa de evento com líderes da agenda climática global do LEAF

Equipe do governo participou do evento de recepção dedicado aos líderes do clima, na cidade de Glasgow, no Reino Unido Foto: Cedida.

O governo do Estado do Acre foi convidado a participar do evento de recepção dedicado aos líderes do clima, na cidade de Glasgow, na Escócia, como parte da programação da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP26, nesta quinta-feira, 4, no Glasgow City Chamber.

Os membros da diretoria da Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais (CDSA), Leonardo Carvalho e Rosangela Benjamim, e o diretor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do IPAM, Eugênio Pantoja, participaram do evento representando o governo por ter liderado as tratativas para adesão aos investimentos da Coalizão Deduzindo Emissões pela Aceleração do Financiamento Florestal (LEAF), que representa um dos maiores esforços público-privados para proteção das florestas tropicais.

O objetivo do LEAF é gerar benefícios a bilhões de pessoas que vivem na floresta com iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável nas comunidades. Na oportunidade, o diretor do executivo do Emergent, Eron Bloomgarden, anunciou a arrecadação de 1 bilhão de dólares em financiamento para a proteção de florestas tropicais. O evento contou com a participação de representantes de alto nível de países florestais, empresas globais e sociedade civil.

Evento contou com a participação de representantes de alto nível de países florestais, empresas globais e sociedade civil. Foto: Cedida.

“O Acre tem avançado no desenvolvimento de políticas públicas ambientais e na produção de baixas emissões gerando trabalho e renda para milhares de produtores rurais, ribeirinhos e indígenas. Precisamos ampliar o desenvolvimento da bioeconomia. Nosso Estado possui todos os requisitos para acessar recursos da Coalisão LEAF. A vinda desses investimentos irá permitir a ampliação de projetos voltados para redução do desmatamento e proteção de nossas florestas”, ressalta o governador do Acre, Gladson Cameli.

O presidente da CDSA, José Luiz Gondim dos Santos, ressalta que a governança estruturada, a partir do Comitê Climático composta pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC) e a CDSA, tem oportunizado ao governo do Acre o acesso à incentivos internacionais destinados ao cumprimento da meta de redução de emissões de gases de efeito estufa e a diminuição da temperatura do planeta.

Membros da diretoria da Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais (CDSA), Leonardo Carvalho e Rosangela Benjamim, e o diretor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do IPAM, Eugênio Pantoja participaram do evento representando o governo Foto: Cedida.

“Estamos colhendo os resultados positivos com a qualificação do Estado do Acre, atendendo os critérios do LEAF, a fim de avançarmos para uma cooperação rumo ao desenvolvimento de políticas públicas de conservação ambiental e redução do desmatamento. Temos liderado esse processo de qualificação com apoio do Earth Innovation Institute (EII) e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), coordenado pelo Emergent, instituição que coordena a iniciativa”.

Saiba mais

A Coalizão Reduzindo Emissões pela Aceleração do Financiamento Florestal (LEAF) foi lançada na Cúpula do Clima de Líderes em abril com a participação dos governos da Noruega, Reino Unido, Estados Unidos e um grupo de empresas líderes que agora incluem Amazon, Airbnb, Bayer, BCG, Delta Air Lines, E.ON, GSK, McKinsey, Nestlé, PwC, Salesforce e Unilever.