Cruzeiro do Sul, Acre, 7 de dezembro de 2024 00:28

Com mãe internada com Covid, recém nascido precisa de doação para sobreviver

1

Uma equipe da Unidade Básica de Saúde Geovana Maria Freitas do Vale, da vila Lagoinha, encontrou no ramal II uma criança recém nascida que não recebeu até agora as vacinas nem fez o teste do pezinho.
Os profissionais de saúde constataram que a criança está sob os cuidados da avó materna, que cuida também de outros três, vivendo em precárias condições. Depois do parto, a mãe foi encaminhada e internada no Hospital de Campanha onde testou positivo para Covid-19.

Segundo a enfermeira responsável pela UBS da vila lagoinha, Magda Zenteno, na próxima semana a equipe vai retornar ao local para fazer um acompanhamento da criança e também da família, além de levar as vacinas necessárias para a imunização. No retorno, o carro que transporta a equipe médica atolou devido as péssimas condições do ramal e precisou ser guinchado por um outro veículo.

“Demoramos muito até o carro das Endemias puxar o nosso, mas vamos retornar para ver como está a situação da criança e acionamos a assistência social para garantir um apoio aquela família”, destacou a enfermeira.

Segundo boletim médico, a mãe do refém nascido apresenta quadro de esquizofrenia, e esteve por várias semanas morando na quadra de esportes da Vila Santa Luzia. Durante a gestação, ela não recebeu nenhum acompanhamento médico.

A situação das crianças e da avó comoveu a equipe médica que iniciou uma campanha para arrecadar alimentos e enxoval para o bebê.