Em uma nova avaliação do Comitê sem Covid-19, nesta terça-feira (02), todas as regionais do Estado do Acre receberam classificação amarela em relação à pandemia da Covid-19. Na região do Vale do Juruá, que envolve os município de Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Cruzeiro do Sul, mais as cidades de Tarauacá, Feijó, Envira e Jordão, que estavam na faixa verde, houve uma regressão para a classificação de alerta.
Os números de casos da doença se mantém em estabilidade em todo estado. Em Cruzeiro do Sul, nesta terça-feira, apenas um novo caso foi registrado e três pessoas estavam hospitalizadas por conta da Covid, mesmo assim, o município voltou para a faixa amarela.
De acordo com a Secretaria de Saúde, mais de 11 mil pessoas que tomaram a primeira dose da vacina, não retornaram às unidades de saúde para completar o ciclo vacinal.
“O que deu uma certa ineficácia na vacinação foi no agendamento para 3 meses. Então, pedimos a população que olhe suas carteiras, que, se estava agendada para 3.meses, agora enfatizamos que com 21 dias procurem as unidades básicas de saúde para que possam tomar a segunda dose”, orientou a secretária de saúde, Valéria Lima.
Ainda de acordo com a secretária, a nova classificação requer que a população continue com os cuidados básicos de prevenção.
“Cruzeiro do Sul nunca parou, continuamos vacinando. Solicitamos que as pessoas utilizem as máscaras. O que compete ao município, fazemos tanto a parte da sensibilização quanto o meio maior de prevenção que é a vacina”, afirmou Valéria.