Cruzeiro do Sul, Acre, 7 de dezembro de 2024 00:31

Com plantão de 24 horas equipes da Impetus Engenharia atendem com rapidez ocorrências na rede elétrica

Carreta danificou o posto da rede que teve que ser trocado para restabelecer a energia

Mais um acidente na última sexta-feira (21) afetou a distribuição de energia elétrica deixando os moradores do bairro do Formoso sem energia por várias horas, depois que uma carreta desgovernada derrubou um poste no cruzamento das avenidas Lauro Muller e São Paulo, momento que o fornecimento foi suspenso de imediato para não expor a riscos a população.

Depois de acionada a equipe de manutenção da Impetus Engenharia entrou em ação cerca de meia hora depois do acidente, mas antes já tinha isolado a área e desligado a energia da rede próxima ao local do acidente para realizar os procedimentos para remoção do poste danificado e sua troca, além do restabelecimento da rede elétrica.

Cruzeirense, o engenheiro eletricista Nilo Guimarães, é o responsável técnico da Impetus Engenharia, que presta serviços de manutenção, construção, plantão e linha viva à Energisa, como terceirizada

O engenheiro eletricista Nilo Guimarães, da Impetus Engenharia, empresa do setor elétrico terceirizada da Energisa para prestar serviços de manutenção, construção, plantão e linha viva no Estado do Acre e conta com cerca de 600 colaboradores, destaca que a empresa sempre tem um equipe alerta e pronta para entrar em ação.

“Temos uma equipe sempre em alerta para atender ocorrências deste tipo. Geralmente somos acionados pelo plantão e o mais rápido possível direcionamos as equipes para atuar porque energia é essencial para todos e quando acontece de faltar muita gente é impactada. Quanto mais rápido agirmos menor será o impacto que a população vai sentir”, afirma.

Equipes da Impetus Engenharia estão em plantão permanente a qualquer hora do dia

Nilo Guimarães destaca que as equipes estão sempre de prontidão e não há escolha de horário, tanto faz ser de dia, de noite ou de madrugada, sempre haverá uma equipe pronta para avaliar o problema, entrar em ação de imediato e prestar um serviço de qualidade e com a segurança necessária para atender dentro do menor tempo as ocorrências”, disse.

Muitos equipamentos, veículos e profissionais qualificados são necessários para atender uma ocorrência

O engenheiro eletricista explica que cada equipe de manutenção de linha morta é composta por um eletricista encarregado, um operador de guindauto e quatro eletricistas, além da equipe de linha viva que trabalha na rede energizada composta por um eletricista encarregado e mais três eletricistas.

Equipe da linha viva trabalha na rede energizada

“Numa ocorrência como essa, por exemplo, com a demanda repassada, um poste quebrado na rua ou avenida ou lugar tal, no máximo em meia hora estaremos dando suporte no local para fazer os primeiros movimentos para resolver o problema, tirar o poste danificado, implantar o novo e recuperar a rede para voltar a fornecer a energia”, explica.

Segundo o eletricista muitos postes estão sendo danificados por veículos como aconteceu no acidente da sexta-feira em que a carreta ficou segurando o poste para ele não cair e causar outros danos maiores. Logo que a equipe chegou conseguiu com os dois caminhões munks retirar o veículo e iniciar o processo normal de transferir a fiação para o novo poste.

“Desde o momento do acidente podem acontecer vários riscos, inclusive de morte e também de cair um fio e causar choques. Com energia existe sempre perigos iminentes e com certeza é preciso que os condutores possam trafegar com mais atenção para evitar este tipo de acidentes que colocam em risco sua vida e de muitas outras pessoas”, disse.

Sobre o custo da manutenção para normalizar o sistema o engenheiro explica que em muitos casos o custo é repassado ao causador do dano. “É um trabalho que exige muitos equipamentos, nesse caso três caminhões, uma caminhonete e a equipe de mão-de-obra qualificada. Apenas de mão-de-obra custa certa de R$ 5mil e um poste em torno de R$ 2 mil”, avalia.

O engenheiro eletricista cruzeirense Nilo Guimarães incentiva os jovens a se dedicarem aos estudos e conhecerem a área que ele escolheu para trabalhar que gera bastante oportunidades e ainda agradece o apoio de seus pais Nilo e Valdenice fundamentais na realização do seu sonho – Foto: Cedida

Cruzeirense, o engenheiro eletricista Nilo Guimarães enfatiza que teve seu primeiro contato com a engenharia através de incentivo de um professor momento que ele começou a pesquisar sobre o assunto. Depois passou num vestibular para a Universidade Estadual de Mato Grosso, em Cuiabá, onde fez a graduação que durou cinco anos.

“O setor de engenharia elétrica é um setor muito bom para trabalhar, tem muitas oportunidades e quem valoriza e quer trabalhar é um setor que não foi muito afetado pela crise. Depois de formado retornei para Cruzeiro do Sul e estou tendo essa oportunidade muito boa na Impetus Engenharia que está dando muito certo há dois anos”, afirma.

Ao finalizar Nilo Guimarães orienta a população que caso se depare com algum acidente que envolva a rede elétrica é preciso informar de imediato a concessionária através do 0800, cujo número está atrás da conta de energia e passar as informações do local. Na ocasião o atendente vai repassar as orientações iniciais necessárias. Informações ou dúvidas podem ser consultadas pelo celular (68)9206-3659.