Cruzeiro do Sul, Acre, 5 de outubro de 2024 19:41

Comando do 6º BPM se reúne com empresários da Galeria Municipal Joãozinho Melo para debater a segurança na área comercial

pm reunião 222 capa (2)

O comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), de Cruzeiro do Sul, Tenente Coronel PM Edvan Rogério, acompanhado do subcomandante do Batalhão, Capitão PM Silva Lima, se reuniu, na manhã da última sexta-feira (22), com empresários da Galeria Joãozinho Melo para tratar sobre a segurança e patrulhamento da área central comercial.

Na reunião o comandante expôs aos empresários e representantes da categoria medidas de segurança executadas na área comercial central da cidade pelos policiais militares que tem garantido mais segurança à população e também as empresas e empresários que trabalham na área para preventivamente minimizar e evitar qualquer ação delituosa.

Segundo o Tenente Coronel Edvan Rogério o patrulhamento com as viaturas do Batalhão está acontecendo diariamente, desde o início da manhã até o final da tarde depois que os empresários concluem o fechamento dos comércios e os resultados tem sido muito positivos ao avaliar que não tem acontecido registros de ocorrências.

“Nosso patrulhamento, através dos policiais militares nas viaturas que circulam permanentemente na área central tem dado resultados muito positivos. O policial fazendo o patrulhamento a pé não tem a condição de cobrir uma área mais extensa, mas na viatura eles fazem a cobertura de toda a área comercial em pouco tempo”, explica o comandante.

O comandante destaca que o trabalho diário dos policiais do 6º BPM é para garantir a segurança da população ao ressaltar a importância do cidadão manter contato com o Batalhão, através dos canais de comunicação, inclusive o 190, para informar sobre qualquer delito que possa acontecer, inclusive com a garantia do sigilo da denúncia.

“A população não pode sucumbir, deixar de denunciar ou até pagar taxa de segurança para o crime organizado. Quando isso acontece a sociedade está sendo conivente com o crime e isso não pode ocorrer.  porque os problemas podem se agravar. Estamos agora registrando os crimes em Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO) que se tornam uma denúncia imediata ao Judiciário”, afirma o comandante ao citar que o judiciário trabalha com registros.

Segundo o Tenente Coronel todas as ocorrências, por menor que seja sejam registradas identificando seu autor ao comentar sobre a deficiência da legislação que precisa ser modificada. “Cientificamente é provado que a impunidade é a maior causa de cometimento de crime, pela certeza que não vai ser punido o criminoso volta a reincidir”, afirma.

Questionado sobre as ocorrências de urgência que precisam ser feitas pela população ao 190 e são atendidas em Rio Branco e causam demora e ineficiência no atendimento o comandante informa que o sistema estará sendo implantado em breve no Centro de Segurança Pública de Cruzeiro do Sul, construído nas proximidades da maternidade, que vai centralizar inclusive o 190.

A maior reclamação dos empresários é com relação aos dependentes químicos e moradores de rua que circulam no local e em algumas vezes já assaltaram e também investiram contra os empresários na tentativa de levar produtos e até ameaçar ser integrante de facção para intimidar os comerciantes.

“É preciso a população acabar com o medo de fazer sua denúncia quando ocorrer um crime de roubo de produto ou até de ameaça. A grande massa da população está trabalhando e comprando e uma minoria causando problemas. Vamos enfrentar com coragem porque as denúncias são sigilosas e resultam no enfrentamento ao crime”, afirma.

O empresário Manoel Correia de Melo, uma das lideranças das empresas do Mercado Joãozinho Melo, agradeceu ao comandante pelo eficiente serviço que está sendo realizado pela Polícia Militar na área comercial central da cidade o que tem evitado ocorrências criminosas de roubo e ameaças que aconteciam anteriormente.

“Agradecemos ao Tenente Coronel Edvan e ao Capitão Silva Lima pela atenção e aos policiais militares pelo bom trabalho realizado que tem inibido o crime na região. Os problemas são pontuais, os dependentes químicos ainda causam alguma ameaça e roubo de lâmpadas, mas quero agradecer pelo patrulhamento ostensivo na área do mercado”, disse.

O empresário Francisco Amorim (Chico Andrade), do Magazine Andrade, agradece o apoio da Polícia Militar com o patrulhamento na área comercial que tem sido realizado durante todo o dia, inclusive no final da tarde quando está sendo encerrado o expediente que tem evitado alguns incidentes, inclusive de assaltos acontecidos anteriormente e segurança aos clientes das empresas.