A feira de economia solidária acontece de 28 de junho a 2 de julho, no Horto Florestal.
A comissão organizadora da VIII edição da Ecoflores, esteve nesta quarta-feira (7), no gabinete do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom para apresentar a estrutura da feira e pedir apoio institucional para o evento.
A feira de economia solidária e popular será realizada de 28 de junho a 2 de julho, no Horto Florestal, em Rio Branco e vai reunir 150 expositores do Brasil, Peru e da Bolívia. O público esperado é de 20 mil visitantes durante os cinco dias de feira.
São empreendimentos de diversos segmentos sociais, de associações e cooperativas de vários municípios do Acre, que vão expor e vender produtos da agricultura familiar, artesanato, alimentação, jardinagem, economia criativa, artistas plásticos, bazar, movelaria, cerâmica, brinquedos, entre outros.
O Presidente da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários – Unisol Acre, Carlos Omar apresentou o detalhamento do evento e pontuou aos presentes a importância da Ecoflores para a cidade.
“Essa feira envolve centenas de pessoas, de famílias, ela vai contribuir para a geração de trabalho e renda e movimentar a economia local. Neste sentido, o apoio do prefeito Bocalom e da Prefeitura de Rio Branco na realização da feira vai ajudar muito, todos os parceiros são fundamentais nesse processo de fortalecimento da economia solidária e popular na nossa cidade, só temos a agradecer a disposição do prefeito e de toda a sua equipe em ajudar”, ressaltou.
O prefeito Tião Bocalom declarou apoio irrestrito da gestão municipal para a realização da atividade organizada pela Unisol Acre e parceiros. “Podem contar com meu apoio e da minha equipe, já temos várias secretárias envolvidas, cedemos o Horto Florestal para a realização da feira, mas vamos ajudar ainda mais no que for necessário, porque acreditamos que iniciativas como essa contribuem com a geração de trabalho e de renda para as famílias, além de movimentar a economia, as pessoas têm a oportunidade de melhorar a renda, contem com nosso apoio”, declarou o prefeito.
Neide Alves estará presente na feira expondo diversos tipos de plantas, ela comenta a expectativa para o evento. “Já participei de outras edições da Ecoflores e eu acredito que terei 100% de aumento nas vendas, como vivo da venda de plantas, a minha expectativa é muito positiva de quer será um sucesso a feira”, disse.
Seminário
Como parte da programação, será realizado dia 30 de junho, em um dos galpões do Horto Florestal, o Seminário Internacional Ecoflores Pan 2023 com o tema: Fortalecimento da Economia Solidária e Popular, Agricultura Familiar como estratégia o desenvolvimento sustentável, que terá a presença do Secretário Nacional de Economia Solidária do Governo Federal, Gilberto de Carvalho.
Parceria
A VIII Ecoflores é uma realização da Unisol Acre, em parceria com o Sistema OCB/Sescoop Acre, Reaja, Gabinete do deputado estadual Pedro Longo, Governo do Estado, Prefeitura de Rio Branco, ex-deputado estadual Daniel Zen, ex-deputado federal Leo de Brito, que destinaram emendas para a realização da atividade.
Estiveram presentes na reunião o presidente da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários – Unisol Acre, Carlos Omar, o presidente da Organização da Central de Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB/A), Silvia Monteiro, representando o deputado estadual Pedro Longo, o presidente da Rede Ecocidadania – Reaja, Antônio Cerezo, e representantes de empreendimentos de economia solidária que estrão expondo na feira.