Cerca de 12 comunidades do Rio Val Paraíso vão participar da Sessão Itinerante
Depois de uma viagem de cerca de quatro horas inicialmente pelo Rio Juruá e em seguida pelas curvas e furos sinuosos do Rio Valparaíso a caravana dos vereadores de Cruzeiro do Sul chegou a comunidade Tartaruga de Cima, para realizar a primeira Sessão Itinerante desta legislatura, que se torna histórica e será realizada neste sábado (29), as 9:00 horas.
Uma grande logística com quatro barcos garantiu o acesso dos vereadores e a equipe da Câmara Municipal mostra o empenho da Mesa Diretora em proporcionar uma aproximação com a população ribeirinha que inicia pelas comunidades de mais difícil acesso para aproveitar o período invernoso, pois no período do verão o acesso fica quase impossível com a seca dos rios.
Cerca de 12 comunidades do Rio Valparaíso estão convidadas para participar da Sessão Itinerante e pela primeira vez terão a oportunidade de participar de uma sessão do poder legislativo que está disponível para escutar as reivindicações e necessidades para buscar junto ao poder Executivo melhores condições de vida para a população ribeirinha.
Na chegada a comunidade os vereadores foram recepcionados pela população. Dona Francisca, por exemplo, mostrou sua satisfação de receber os vereadores e vereadoras, numa oportunidade de mostrar as necessidades. A recuperação do poço artesiano, posto de saúde e da escola, além do wifi da mesma foram citados pela moradora.
O presidente da Mesa Diretora, vereador Elter Nóbrega, destacou sua satisfação pela conquistada já considerada por ele como inédita de realizar a primeira Sessão Itinerante da atual legislatura, um projeto idealizado pela Mesa Diretora e apoiado por todos os vereadores e vereadoras com o objetivo de aproximar a população do poder legislativo.
A Comunidade Tartaruga de Cima está localizada na área central do Rio Val Paraíso e conta com uma infraestrutura básica para atender a população de cerca de quase 100 pessoas, tem um posto de saúde e uma escola que estão precisando de recuperação, dispõe de energia elétrica disponibilizada por um sistema de placas solares feito pela Energisa Acre.
Veja a entrevista dos vereadores na chegada a comunidade Tartaruga de Cima: