O cantor, instrumentista e compositor Nilson Chaves realiza, nesta quinta-feira (12), na Confraria Gastrobar, em Rio Branco, a partir das 21:00 horas, mais um esperado show – Um Encanto Amazônico – onde vai mostrar seu estilo e repertório inconfundível na Música Popular Brasileira (MPB) que conquista milhares de brasileiros.
Em Rio Branco o show Encanto Amazônico será abrilhantado pela participação especial do cantor cruzeirense Alberan Moraes, que atualmente mora em Rio Branco onde trabalha e mostra sua música. Nilson Chaves estará acompanhado também pelo percursionista Alcides Alexandre. Alberan Moraes destacou sua satisfação em participar do show do cantor Nilson Chaves.
Paraense Nilson Chaves começou sua carreira participando de festivais de música e compondo para grupos de teatro locais. Por volta de 1975 mudou-se para o Rio de Janeiro onde faz shows e continua compondo para grupos de teatro e tem parceria com Luli e Luciana Tinoco. Seu primeiro álbum, Dança de Todo, no formato vinil foi lançado em 1981.
Na atualidade o cantor paraense é um dos principais expoentes da MPB amazônica e inicia em Rio Branco a turnê “Nilson Chaves, um canto amazônico” e segue com shows agendados na capital federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Em Brasília, no próximo dia 14 o cantor realizará uma única e exclusiva apresentação no palco da consagrada casa noturna Feitiço das Artes.
Com 70 anos de vida e mais de 20 álbuns gravados, sendo que um deles o “Amazônia brasileira” – lançado em parceria com Sebastião Tapajós por um selo alemão – foi incluído entre os cincos melhores lançamentos no mercado europeu no ano de sua gravação. Na ocasião, Nilson Chaves fez turnê na Alemanha e França junto à Tapajós.
Cantor, compositor e instrumentista, Nilson Chaves é um dos principais nomes da MPB amazônica. Foi vencedor em 94, do Prêmio Sharp com o álbum “Não peguei o ita”, também indicado entre os dez melhores discos brasileiros no mesmo ano pela crítica do jornal “O Globo”.
São inegáveis a importância e a grande contribuição de Nilson Chaves para a música popular paraense e brasileira, estendendo sua qualidade ao cenário mundial, visto a sua indicação ao Grammy nos anos 2000. A música de Nilson é uma constelação sentimental ligando pontos da vida e da arte com sua identidade e expressão amazônica. É parceiro de nomes como Celso Viáfora, Flávio Venturini, Ivan Lins, Paulinho Moska, Chico Cesar entre tantos outros, Nilson é a legítima voz da MPB paraense e traz composições do “canto amazônico” para cada uma de suas canções.
A turnê do astro paraense tem patrocínio do Governo do Pará, Instituto de Paraense de Desenvolvimento (IPAD), Juruá Natural da Amazônia e Óticas Ana Clara.