Algumas pessoas pensam que a era digital veio para automatizar processos e tirar empregos de muita gente, mas isso pode ter um outro ponto de vista. Com o avanço das tecnologias, surgiram também novas profissões e cargos a serem ocupados.
A única certeza que temos é que a cada dia aparecem mais funções no mercado digital, e algumas delas vieram para ficar. Para te ajudar a conhecer mais sobre esse universo, preparamos uma lista de 10 profissões que estão em alta no mundo digital:
Especialista em SEO
As empresas querem sempre estar em primeiro lugar nas buscas do Google, e as técnicas de SEO são fundamentais para o bom rankeamento da marca. O especialista nessa área é responsável por planejar e otimizar os conteúdos para que atinjam melhor o público.
Vendedor de e-commerce
O e-commerce tomou conta da internet nos últimos meses e lojas como a Baw Clothing se tornaram bastante conhecidas entre os internautas. Nesse contexto, o papel dos vendedores é importante para monitorar as vendas e auxiliar os clientes nas compras.
Cientista de dados e Big Data
Com o grande volume de dados e informações coletadas na rede, é preciso um profissional para organizar, analisar e planejar estratégias para os negócios a partir dos resultados atribuídos após a leitura dos dados.
Social Media
As redes sociais são aliadas de marcas que desejam crescer no universo digital, e ter uma pessoa que entende do assunto é muito necessário. O social media tem o papel de organizar e administrar as redes de uma empresa.
Chief Xperience Officer Digital
As mudanças digitais exigem que as empresas estejam por dentro das novas formas de fazer negócio. O Chief Xperience Officer é o profissional que garante que as marcas ajam digitalmente para manter uma boa relação com os clientes.
Growth Hacker
Para definir os melhores caminhos de crescimento digital, o Growth Hacker atua estimulando o avanço das marcas por meio de estratégias como técnicas de SEO e testes A/B. Ele busca contato com várias áreas da empresa, como marketing e finanças.
Especialista em UX
Focado no processo de experiência do usuário, o objetivo desse profissional é traçar melhorias para a relação entre empresa e consumidor. É ele quem exerce um dos papéis fundamentais para fidelizar os clientes.
Analista de BI
A área de business intelligence também é essencial para as empresas se posicionarem no mercado. O analista ou consultor de BI estuda, a partir de dados internos e externos, quais são os mercados que mais têm relação com os produtos da marca.
Desenvolvedor de software
Esse profissional tem grandes chances de crescer ainda mais no mercado digital, ele é responsável pelas programações em diversas linguagens, como javascript por exemplo, e o trabalho dele se estende para web e mobile.
Especialista em UI
A interface do usuário (UI) deve ser cuidada com muita cautela, é a partir disso que os clientes vêem a facilidade do contato com a marca. O especialista é responsável pelo design virtual dessa interação, como os formatos e ambientação.
https://freesider.com.br/dinheiro/profissoes-da-era-digital/
https://rockcontent.com/br/blog/profissoes-digitais-mais-exigidas-do-futuro/
https://www.digitalhouse.com/br/blog/profissoes-do-futuro