Cruzeiro do Sul, Acre, 7 de outubro de 2024 22:01

Construção da terceira entrada de Tarauacá na Estrada da Colonacre tem o apoio da população

entradanova1 (1)

Trajeto da nova entrada do município foi mudada devido a outra área ser alagadiça e zona de preservação e ainda beneficia alunos do IFAC

A nova entrada para o município de Tarauacá é um projeto do governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional,  que está sendo implementado pelo Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) com recursos de uma emenda parlamentar do deputado Jesus Sérgio e tem o apoio da população.

A obra de abertura da terceira entrada do município estava prevista para ser realizada em outro local, mas teve que ser remanejada devido a questões econômicas e de logística por ser uma área alagadiça, tratando-se inclusive de Zona de Preservação Ambiental do Igapó do Padre e ainda atravessaria parte da área do Campus do Instituto Federal do Acre (IFAC).

A construção da terceira entrada no local anteriormente escolhido tornou-se inviável também, além das questões de economia, porque a via dividiria a área do IFAC pela metade inviabilizando projetos futuros da rede de ensino. Neste novo traçado beneficiará os alunos cujo acesso antes não contava sequer com iluminação pública.

O Plano Diretor da cidade, no entanto, estabelece outras possibilidades de ligação dos bairros da cidade de Tarauacá com a BR-364, dentre elas, o acesso pela antiga Estrada da Colonacre, construída desde a década de 70, onde atualmente está sendo construída também a nova subestação de energia da Energisa.

O recurso da emenda parlamentar destinado a construção da terceira entrada do município de Tarauacá foi alocado ainda em 2019, muito antes da atual gestora pensar em se candidatar e assumir a administração do município que projeta a construção de moradias populares no local para retirar famílias que moram em área alagadiças.