Cruzeiro do Sul, Acre, 18 de abril de 2025 01:10

Coordenadora da SEASD reúne representantes das OSC’s no Juruá para traçar diretrizes e iniciativas sociais

4a3f883c-ed05-45b3-890b-7e7e7f4c98d9 (1)

A coordenadora do Núcleo da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEASD) no Juruá, Carem Carvalho, neste início da nova gestão do governador Gladson Cameli está fazendo visitas às instituições que realizam ações sociais no vale do Juruá para dialogar sobre as diretrizes e iniciativas sociais que serão implementadas em 2023 e também fazer um diagnóstico e mapeamento das mesmas.

A proposta da SEASD é unir as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para criar mecanismos de sustentabilidade e fortalecimento das iniciativas sociais e viabilizar investimentos que causarão impacto social e visibilidade institucional. Nesta segunda-feira (27) a coordenadora se reuniu com representantes das OSCs do vale do Juruá num primeiro encontro para elaboração de propostas.

Participaram do encontro com a coordenadora da SEASD representantes das OSCs Ceanon, Apadeq, Educandário Eunice Weaver, Missão Família, Lar dos Vicentinos, Fundação Betel, Fundação Menino Jesus, Fazenda Esperança masculina e feminina, Projeto Reviver, Apae, Cáritas, Apaa CZS, Pastoral da Criança, Shalon, União do Vegetal, Casa Reviver, Arkal, Mulher Flor.

O Bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Geovenale, a empresária Beatriz Cameli, da Fazenda Feminina Maria Madalena, Raimundo Felício, administrador da Associação de Pais e Amigos de Dependentes Químicos (Apadeq), a irmã Simone, diretora do Lar dos Vicentinos e Mágila Caetano, da Fundação Menino Jesus de Nazaré estavam entre os representantes da OSC’s e avaliaram com muito positiva a iniciativa.

Carliene Andrade, da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), Núcia Sales de Melo, do Ceanom, Peter Rogers Nogueira dos Santos, da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo (APAA), Benjamin Pedrosa Carvalho, da Fundação Dom José Hascher, Maria Raimunda da Mota Silva, da Diocese de Cruzeiro do Sul/Pastoral da Criança, Rosalina de Oliveira Souza, do Ponto de Cultura Articulação Juruaense de Mulheres e Fernando Lima de França, do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal – UDV também marcaram presença.

Além dos representantes das OSC’s também participaram do encontro o representante do Gabinete do governador Gladson Cameli, Francisco Gomes, o gerente da Fundação Elias Mansour, Cordolino Mota.

“O encontro foi um marco para o fortalecimento das ações socias das OSC’s do vale do Juruá numa reunião de união, conscientização de que todos tem que se unir em prol das ações sociais e de que uma instituição sozinha não tem a força da união de todas com o objetivo de um bem comum que é a causa das ações sociais. As instituições, mesmo com poucos recursos, prestam serviços de qualidade e eficiência e conseguem impactar as comunidades”, afirma.

A coordenadora Carem Carvalho enfatiza a SEASD avalia que é preciso fortalecer as OSC’s no vale do Juruá para que a sustentabilidade das ações sejam realmente implementadas ao ressaltar que na reunião ficou acordado a proposta para ratificar um manifesto das OSC’s do Juruá será feito por todas as instituições e que a intenção da SEASD é trabalhar em parcerias.

“Vamos trabalhar com o governo do Estado, Prefeitura de Cruzeiro do Sul e com a comunidade civil organizada porque entendemos que a ação social é um tema transversal, presente em todos os setores – Educação, Saúde, Cultura, Esporte – e precisamos trabalhar juntos com as organizações sociais governamentais e não governamentais para fortalecer os equipamentos sociais para que os trabalhos sejam executados com eficiência e união”, finaliza.