Indígenas da comunidade Matrinchã, localizadas as margens do Rio Nilo, no município de Porto Walter, saíram para caçar queixadas, na última segunda-feira (08) e não conseguiram retornar. Kenedy Ferreira do Nascimento, 30 anos, Antônio José Dantas Lima, 32 anos e Cleisson Feitosa, 42 anos tinham arma de fogo e conseguiram matar uma queixada que serviu de alimentação para o grupo nos dias que ficaram perdidos.
Segundo informações do comandante do 4º Batalhão Especial de Proteção e Combate à Incêndio florestal (4º BEPCIF), de Cruzeiro do Sul, Major BM Josadac Cavalcante, os indígenas relataram que se perderam após seguir um bando de queixadas em meio à mata fechada. Eles seguiram o rastro dos animais seguindo pelo Igarapé Anil, mas eles mudaram o percurso rumo a região conhecida como Valparaíso.
Os caçadores avançaram sem orientação e saíram no alto curso do igarapé Valparaíso. Acreditando que haviam retornado ao Rio Nilo, começaram a descer o igarapé, mas, não reconhecerem o local e decidiram voltar. “Eles perseguiram os queixadas e acabaram se desorientando. Segunda-feira foi um dia de chuva, o sol ficou totalmente encoberto, e como eles se orientam pelo sol, acabaram perdendo a referência”, explicou Josadac.
O comandante informou ainda que o trio conseguiu sobreviver na floresta utilizando os recursos que tinham, fizeram fogo, comeram e durante a noite construíram abrigos com palha para repousar. “O período foi muito chuvoso, o que deixou tudo mais difícil e eles já estavam bastante cansados quando foram encontrados”, explicou Josadac depois do resgate.
O comandante ressaltou ainda que no último dia antes do resgate os três decidiram parar e montar um acampamento para descansar, pois não tinham mais condições de seguir caminhando e justamente a pausa para repouso permitiu que uma das equipes, que teve a participação de bombeiros, indígenas e moradores da região, conseguisse se aproximar do grupo.
Estratégia de busca e resgate
A operação mobilizou várias equipes formadas por bombeiros, indígenas e moradores da região. O comandante se reuniu com o cacique Raimundo, liderança local, para definir a estratégia de buscas sendo definido que as equipes avançariam em diferentes direções até alcançar o Igarapé Valparaíso em vários pontos para que as chances de encontrar o grupo fossem aumentadas.
Os homens foram localizados por uma das equipes de resgate no fim da tarde desta quinta-feira (11), cansados, desidratados. Eles estavam conscientes e sem ferimentos graves e foram conduzidos à para avaliação médica e posteriormente, retornaram às suas famílias na comunidade. A equipe do Corpo de Bombeiros comemora mais uma missão bem sucedida de buscas de desaparecidos na floresta da região.