O Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul resgatou, nesta terça-feira (17) quatro serpentes da espécie jiboia que foram localizadas por moradores em árvores às margens da ladeira da Nova Olinda, nas proximidades da empresa Água Cristal. Segundo moradores um dos répteis cai de uma das árvores antes da chegada da equipe do Corpo de Bombeiros.

Os bombeiros militares foram acionados por populares que informaram a presença de cinco jiboias nas árvores e de imediato a equipe se deslocou ao local da ocorrência para realizar a captura das serpentes. Ao chegar os bombeiros constataram a presença de quatro repteis em duas árvores. Segundo um dos moradores uma das cobras caiu da árvore.
Coincidentemente no momento da ocorrência passou no local o professor do Campus Floresta, da Universidade Federal do Acre (UFAC), Dr. Paulo Bernarde, que é herpetólogo e realizou a contenção da cobra que estava no chão e a manteve em seu veículo até a chegada da guarnição do Corpo de Bombeiros para o resgate.
As demais serpentes ainda se encontravam em galhos altos das árvores, sendo necessário o uso de motosserra para corte de galhos e viabilização da captura pelos bombeiros militares. As serpentes apresentavam porte médio a grande e após sua captura foram soltos em área de mata adequada e distante da zona residencial.
O professor doutor Paulo Bernarde informou que o fenômeno observado das serpentes nas árvores está relacionado ao período de acasalamento da espécie momento que a fêmea libera feromônios, que são substâncias químicas que provocam reações em outros indivíduos da mesma espécie no caso atraíram os machos para a região.