Ornamentação do tradicional tapete de pó de serra é uma obra de arte com com símbolos sagrados
Uma obra de arte, é o belo tapete confeccionado com pó de serra na área do gamelão da Praça Orleir Cameli, que sempre é feito pelos fieis católicos para comemorar a celebração de Corpus Christi nesta quinta-feira (08). Desde cedo da noite desta quarta-feira (07) um grupo se reuniu para iniciar o trabalho que foi encerrado na manhã de hoje com a conclusão do tapete que tem diversos símbolos sagrados dos católicos.
O belo tapete de pó de serra tem cerca de 150 metros e embeleza a área onde deverá ser realizada a missa campal que será celebrada pelo bispo D. Flávio Geovenale, na noite desta quarta-feira, com início às 19 horas. D. Flávio destacou a bela arte do tapete que tem simbolizados a pomba do Espírito Santa, a hóstia sagrada, o coração de Jesus símbolos sagrados numa demonstração do grande carinho pelo amor de Jesus.
Em anos passados a procissão de Corpus Christi iniciava na frente da catedral e seguia até o Instituto Santa Teresinha e as belas artes eram construídas ao longo da caminhada. Como inovação agora os fieis das paróquias se deslocam em procissão até a frente da catedral para a celebração tradicional do Corpus Christi num sinal de união dos fieis da Diocese de Cruzeiro do Sul numa grande festa religiosa.
Corpus Christi
Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.
“Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.
A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória. Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.
A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado Corpus Christi.
Veja a entrevista do Bispo D. Flávio Geovenale: