A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) expediu o Boletim Covid-19, deste domingo (13), com informações sobre o coronavírus, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e o registro de mais 13 casos de infecção elevando o número de infectados pela doença para 110.443 em todo o estado.
Até o momento, o Acre registra 296.121 notificações de contaminação pela doença, sendo que 185.560 casos foram descartados e 118 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 99.560 pessoas já receberam alta médica da doença.
De acordo com a Sesacre 81 seguem internadas até o fechamento do boletim e mais seis mortes foram registradas neste domingo, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 suba para 1.923 em todo o estado. Na semana que passou, do dia 07 a 13 de fevereiro, foram registradas outras 18 mortes de vítimas da covid-19.
No levantamento realizado das mortes da semana anterior as vítimas da doença foram pessoas mais idosas, sendo seis com mais de 80 anos, cinco com 70 ou mais anos, três com mais de 60, duas com mais de 90 anos. Outras duas vítimas tinham 48 e 53 anos.
Óbitos:
Natural de Rio Branco, E.S.L, de 80 anos, foi internado no dia 1° de fevereiro e faleceu no dia 11 de fevereiro, no Pronto Atendimento da Unimed.
Natural de Brasiléia, I.N.A, de 67 anos, foi internado no dia 4 de fevereiro e faleceu no dia 11 de fevereiro, no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco.
Natural de Rio Branco, S.C.C, de 63 anos, foi internado no dia 7 de fevereiro e faleceu no dia 12 de fevereiro, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.
Natural de Rio Branco, R.S.B, de 55 anos, foi internado no dia 7 de fevereiro e faleceu no dia 12 de fevereiro, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.
Natural de Rio Branco, M.J.S.L, de 60 anos, foi internado no dia 9 de fevereiro e faleceu no dia 12 de fevereiro, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.
Natural de Rio Branco, A.L.L, de 79 anos, foi internado no dia 7 de fevereiro e faleceu no dia 12 de fevereiro, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.

Registramos com pesar o falecimento da senhora Maria Lindamir, neste sábado (12), vítima da Covid. Dona de casa e empreendedora do ramos festas, morava há décadas nas proximidades no quartel do 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS), ex esposa do sargento Marcelino. Ela deixa a filha Clícia e seus três irmãos enlutados. Nosso profundo sentimento de pesar.
“Ela foi mãe e pai sempre. Uma mãe que nunca deixou faltar nada para nós mesmo com as dificuldades da vida. Sempre sorrindo. Nunca vi a mãe reclamar de nada. Será muito difícil para mim”, disse emocionada a filha Clícia, técnica de Enfermagem.
Apesar da doença que já vitimou 204 cruzeirenses, de acordo com o boletim Epidemiológico Covid da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, deste domingo (13), que informa que 21 pacientes estão internados, com quatro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), três deles de Cruzeiro do Sul e o registro de mais uma morte.
As festas em bares e boates de Cruzeiro do Sul, no entanto, continuam como se nada estivesse acontecendo. Pessoas aglomeradas e sem máscara num total desrespeito as normas do decreto da Covid-19 em vigor com a avaliação de Faixa Amarela.