Cruzeiro do Sul, Acre, 19 de setembro de 2025 04:24

Cruzeirense Narcélio Generoso é admitido como membro na Academia Internacional de Maçons Imortais

507d2a23-6dcd-483e-90ed-f76c1520d8bd (1)

Na última terça-feira (22), o cruzeirense Narcelio Flávio Siqueira Generoso, que é um proeminente maçom brasileiro, escritor, Venerável Mestre e ex-Delegado Litúrgico do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês da Maçonaria, foi admitido como membro correspondente da Academia Internacional de Maçons Imortais / International Academy Of Immortal Masons.

O Brasil, conta agora, com 88 correspondentes na instituição, cujo presidente é o Eminente e Confrade Hélio Pereira Leite. No Acre, dois confrades irmãos integram a Academia. Além do recém admitido, também é inscrito o maçom Erick Pinheiro Caniso, que reside na capital Rio Branco.

Narcélio Flávio Generoso é natural de Cruzeiro do Sul, Acre, filho do professor Osmiro Siqueira e da senhora Maria Silvia. Ele tem 45 anos, é casado com a senhora Jackeline Siqueira e graduou-se em administração pública, além de ser pós graduado em história, controladoria externa e filosofia. É servidor de carreira do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, com 25 anos de atuação no serviço público. Integra diversos conselhos municipais, como os de Cultura, Saúde, Turismo e Patrimônio histórico, além de ser diretor e curador do “Museu da Justiça”, o Centro Cultural do Juruá (antigo fórum).

Generoso, já ocupou, com grande distinção, diversos cargos na estrutura maçônica do Grande Oriente do Brasil, no Acre, com destaque para os cargos de Venerável Mestre (6 mandatos), titular e adjunto em pastas de secretarias de Grão-Mestrado Estadual, fundador de Lojas e Delegado Litúrgico do Rito Escocês Antigo e Aceito.

Em 2019, Generoso lançou a obra literária “A Saga da Fraternidade”, que narra a história secular do Grande Oriente do Brasil, a maior potência maçônica da América Latina, primaz do Brasil, no extremo ocidente da Pátria. O livro destaca a história da Loja Maçônica Fraternidade Acreana, de Cruzeiro do Sul, a instituição não governamental mais antiga em longevidade ininterrupta da história do Acre, ativa desde 1907 e fomentadora do Movimento Autonomista, a partir de 1909. Além do citado livro, é autor de obras de ficção e suspense, como os “Arquivos da Floresta do Leste” – volumes I e II, lançados respectivamente em 2023 e 2025.

Generoso, atualmente, dedica-se, ao lado de outros parceiros da literatura local, ao projeto de fundação da primeira Academia de Letras de Cruzeiro do Sul.