Uma atividade com apresentações culturais marcou a abertura da programação do mês da Consciência Negra em Cruzeiro do Sul. O evento ocorreu no Centro Educacional Adilis Nogueira Maciel (Ceanom), nesta quarta-feira (10).
Se apresentaram no ato de abertura da campanha “Juntos pela igualdade social” os grupos de capoeira Birimbau de Envira, Senzala, Afro Ginga e o grupo indígena Noke Koi. Teve ainda a participação de músicos e outras atrações culturais.
Além do prefeito, também prestigiaram as apresentações o secretário de Cultura, Aldemir Maciel, a secretária de Desenvolvimento Social Delcimar Rodrigues, a Primeira Dama Lurdinha Lima, a presidente do Conselho da Igualdade Racial, Edilamar Marques, e outras autoridades.
“Não queremos que seja apenas um mês da Consciência Negra, mas que possa perdurar. Queremos combater o racismo e tenho certeza que essa campanha é um momento importante de conscientização da sociedade”, afirmou Edilamar.
A programação se estende até o dia 30 de novembro e terá um série de atividades nas escolas e nas comunidades abordando o assunto. Além de atrações da culturais terá também a realização de palestras sobre o tema.
“O preconceito é algo ainda presente e precisamos trabalhar contra isso no seio da família, dentro das escolas e em toda sociedade e a prefeitura está abraçando essa causa”, garantiu o prefeito Zequinha Lima.
Comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra em 20 de novembro, a mesma data da morte de Zumbi dos Palmares que foi um dos líderes da resistência à escravatura.