A Prefeitura de Cruzeiro do Sul colocou em funcionamento, nesta quarta-feira (6), uma Sala de Situação, para monitorar os casos de diarreia que apresentaram elevação nos últimos meses. O município também já conta com a presença de uma equipe do Ministério da Saúde que investiga para identificar a causas das infecções.
Na Sala de Situação servidores da Secretaria Municipal de Saúde vão acompanhar os pacientes. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rafaela Oliveira, destaca que o número de casos deste ano, no Estado, já superou o registrado nos últimos dez anos.
“Há dez anos não se via um número de casos tão elevado no estado. E a gente só sabe dos casos que chegam no hospital ou na Upa, mas acreditamos que existe uma subnotificação. Então, é importante procurar o médico para tomar a medicação, se for necessário, ser hidratado e para fazer exames para saber as causas”, alerta Rafaela.
A Secretaria de Saúde orienta que a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção. Há quase um mês, técnicos do Ministério da Saúde estão realizando exames e entrevistas com os pacientes, também avaliam a água e fazem outras pesquisas para identificar o que está provocando o surto e, assim, adotar protocolos de prevenção.