O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon) alerta à população sobre a circulação de mensagens falsas via WhatsApp, nas quais golpistas se passam por representantes da instituição para tentar enganar consumidores.
Os criminosos utilizam o nome do Procon e a imagem da plataforma online ProConsumidor, sistema informativo de atendimento ao consumidor interno do Ministério da Justiça, para oferecer supostas mediações extrajudiciais entre consumidores e empresas reclamadas, solicitando informações sobre dados sensíveis.

Recentemente, foram identificados três casos envolvendo números com o DDD do estado de Sergipe (79), em que o falso atendente se apresenta como representante do Procon, com o nome fictício de João Bosco. Além do Acre, referida prática foi identificada em outras localidades, tais como Maceió, Fortaleza e em Goiás.
A presidente do Procon, Alana Albuquerque, reforça a importância dos consumidores ficarem atentos e desconfiarem de qualquer mensagem recebida por números que não sejam os canais oficiais o órgão consumerista.

“O Procon não realiza atendimentos, conciliações ou solicita informações por aplicativos de mensagens particulares. Toda comunicação é feita pelos nossos canais oficiais, quando necessário, e somente após o consumidor buscar pelos nossos serviços. Pedimos que o consumidor redobre a atenção e jamais compartilhe informações pessoais, bancárias ou documentos com desconhecidos, ou ainda clique em links compartilhados por e-mail ou mensagens estranhas”, alerta Alana.
A gestora relata que os três casos foram encaminhados às autoridades policiais para investigação. A situação também foi compartilhada com outras unidades dos Procons do Brasil e com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça para ampliar o monitoramento, considerando que houve casos semelhantes em outros estados.

A chefe da Divisão de Atendimento do Procon, Elissandra Silva, endossa que o ato de solicitar informações indevidas viola a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). “De acordo com a legislação, solicitar ou utilizar dados pessoais de forma indevida é crime. O consumidor deve sempre verificar se está falando com um canal oficial antes de fornecer qualquer informação”, reforça.
O Procon orienta que qualquer pessoa que tenha sido atendida pela instituição e receba mensagens suspeitas de números desconhecidos não responda, bloqueie o contato e registre a denúncia junto à autarquia.

Os canais oficiais de comunicação do Procon/Acre são os números telefônicos: 151 (Disque Denúncia) e (68) 3223-7000 (Geral), 3224-0529 e 3224-4576 (Audiências), que funcionam também pelo aplicativo Whatsapp. O e-mail institucional é procon.acre@ac.gov.br, plataforma: consumidor.gov.br e o site www.procon.ac.gov.br.