Reconhecimento reforça a qualidade da formação oferecida pela instituição e consolida o protagonismo da enfermagem na região
O curso de Enfermagem da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Cruzeiro do Sul obteve conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação (MEC) durante o processo de reconhecimento da graduação. O resultado reflete a excelência do curso em aspectos como projeto pedagógico, qualificação do corpo docente e infraestrutura acadêmica, consolidando a instituição como referência no ensino superior da área da saúde no Acre.
Em um contexto de transformação nos serviços de saúde e de valorização crescente do cuidado, a Enfermagem vem se destacando como uma das profissões mais procuradas pelos jovens que desejam ingressar no setor. De acordo com dados do Censo da Educação Superior, é o curso com maior número de ingressantes na área da saúde no Brasil, tendência também observada no estado do Acre, impulsionada pela demanda por profissionais qualificados nas redes pública e privada, sobretudo no interior.
PUBLICIDADE
Na unidade de Cruzeiro do Sul, o curso de Enfermagem da Afya oferece uma formação que integra teoria e prática desde os primeiros semestres, com laboratórios modernos, corpo docente experiente e parcerias com unidades de saúde conveniadas. Os estudantes participam de estágios supervisionados, projetos de extensão e atividades de campo, que reproduzem a realidade e os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A nota máxima do MEC é um reconhecimento ao compromisso da Afya com a qualidade da formação e com o impacto positivo que buscamos gerar na saúde da nossa região”, destaca Simone Rigo, diretora da Afya Cruzeiro do Sul. “Esse resultado reflete o esforço coletivo de professores, estudantes e gestores em promover uma educação que transforma realidades e prepara profissionais comprometidos com o cuidado humano.”
O cenário regional é promissor para os futuros enfermeiros. A expansão dos serviços de atenção domiciliar, o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família e a interiorização da saúde pública têm ampliado as oportunidades de atuação para a categoria.
“Preparamos nossos alunos para responder às necessidades reais do território, com uma formação sólida, ética e humanizada. Incentivamos o pensamento crítico e a atuação responsável em todos os níveis de atenção à saúde”, destaca a diretora. “Nosso compromisso é formar profissionais que permaneçam e façam a diferença em suas comunidades. E isso exige excelência desde a graduação”, complementa.
Afya Amazônia
A Afya tem uma forte relação com a Amazônia, com 16 unidades de graduação e pós-graduação na Região Norte. O estado do Acre conta com uma instituição de graduação (Afya Cruzeiro do Sul). Tem ainda oito escolas de Medicina em outros estados da Região: Amazonas (2), Acre (1), Pará (4), Rondônia (2) e Tocantins (3). Além delas, a Afya também está presente na região com 3 unidades de pós-graduação médica nas capitais Belém (PA), Manaus (AM) e Palmas (TO).
Sobre a Afya
A Afya, maior ecossistema de educação e tecnologia em medicina no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.