Registramos com pesar o falecimento de um dos pioneiros da Odontologia em Cruzeiro do Sul, senhor Nicomedes Inácio da Silva, aos 86 anos, que trabalhou durante décadas como prático, em face da carência de dentistas formados, teve um papel de grande relevância na assistência à saúde bucal da população e encerrou sua jornada terrena na tarde desta terça-feira (18). Seu velório está sendo realizado na Igreja das Testemunhas de Jeová, no bairro João Alves e o sepultamento será realizado às 15:00 horas desta quarta-feira (19).

Nicomedes nasceu no seringal Alegria, no baixo Amazonas, mas foi registrado em Cruzeiro do Sul. De uma família de 22 irmãos, dos quais 17 sobreviveram e a maioria dos irmãos foram morar em Manaus, onde seu pai que era seringalista tinha uma casa. Em Manaus ele começou a trabalhar como auxiliar de um dentista de nome Emiliano, conforme ele sempre lembrava nas conversas com as filhas e na capital amazonense fez um curso técnico de Odontologia.
Em Manaus Nicomedes conheceu sua esposa, dona Olga onde tiveram o primeiro filho, Mário, que chegou em Cruzeiro do Sul ainda bebê. Ele retornou para sua cidade para atuar na sua profissão incentivado pelo irmão Pedro Inácio, um dos comerciantes de grande destaque no município que o convidou para voltar pela carência de dentistas e necessidade do povo da região e iniciou seu trabalho num consultório na área comercial do centro da cidade. Depois ele construiu uma casa nas proximidades da oficina dos padres onde atendeu por décadas seus clientes.
“Cruzeiro do Sul era a terra que ele amava. Ele amava esse vale do Juruá e sempre dizia que Cruzeiro do Sul tinha que ser a capital do Juruá. A segunda terra que ele amava era a cidade de Manaus. O tio Pedro ficou chamando ele porque não tinha dentista. Quanto ele retornou para Cruzeiro do Sul tinha 24 anos, trabalhou por décadas e parou de trabalhar aos 75 anos depois que não foi mais permitido dentistas sem graduação atender. Mesmo depois dele encerrar a carreira muitas pessoas ainda o procuravam”, lembra a filha Lúcia.
A filha Lúcia lembra também que ele era o dentista da maioria das pessoas na cidade: padre Trindade, os bispos e freiras, os empresários Orleir, Abrahão e dos irmãos dele, Idelfonso e a maioria das família levaram os filhos para serem atendidas por ele que fazia um trabalho de muita responsabilidade e qualidade. “Muita gente em Manaus, no Rio de Janeiro, são Paulo e em outros lugares que andamos ainda lembram saudosas dele com seu dentista”, diz a filha ao lembrar que ele atendia as pessoas a qualquer hora do dia ou da noite.
Além do primeiro filho, Mário, o casal teve ainda mais quatro filhas: Glória (in memorian), Lúcia, Elisabete e Luciete e como profissional realizou um serviço de grande relevância para a população de Cruzeiro do Sul e dos municípios da região, com serviço de extração e restauração de dentes, próteses dentárias e ainda socorria as pessoas que tinham problemas em atendimento com outros práticos da região. Lamentamos seu falecimento e aproveitamos para destacar seu importante trabalho realizado em prol da população como profissional da odontologia.
O escritor Raimundo Carlos de Lima (Dindola), autor do livro “NA AMAZONIA OCIDENTAL – A cidade-sede do Alto Juruá revelada”, fez um registro dos práticos da odontologia que atuaram na região e fez um registro em suas redes sociais do falecimento do importante profissional que atendeu milhares de pessoas na região. Veja a publicação:

“Nicomedes Inácio da Silva (03.08.1939 – 18.11.2025) cumpriu seu ciclo vital com integridade moral, e durante sua vida adulta prestou relevantes serviços à sociedade cruzeirense na área da odontologia, com destaque especial para um longo período em que Cruzeiro do Sul tanto carecia de pessoas com graduação em odontologia, realizando serviços de ótima qualidade e assim alcançando um alto grau de confiabilidade na população assistida”. Raimundo Carlos de Lima, genro de Pedro Inácio da Silva (irmão de Nicomedes Inácio da Silva) é natural de Cruzeiro do Sul-Acre e reside em Cuiabá-MT.
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul emitiu Nota de Pesar:
