Cruzeiro do Sul, Acre, 24 de junho de 2025 11:56

Deputado Nicolau Júnior prestigia assinatura de acordo de cooperação técnica entre o Banco da Amazônia e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul

banco da amazonia 1

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou, na manhã desta quinta-feira (08), assinatura de um acordo de cooperação técnica com o Banco da Amazônia para elaborar os projetos do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e facilitar o acesso ao crédito ao produtor rural.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (Progressistas), prestigiou a assinatura do acordo e avalia que o Banco da Amazônia atua no desenvolvimento na região Norte e uma das principais instituições que garantem aporte do crédito para fomentar os investimentos e o desenvolvimento.

“A intenção da prefeitura em fazer a parte técnica de elaboração dos projetos para os produtores rurais que não tem tanto conhecimento é muito positiva. É uma parceria maravilhosa que vai realizar o sonho do produtor de conseguir a informação para chegar aos recursos necessários para desenvolver os seus projetos”, disse.

Segundo Nicolau essas parcerias, inclusive com a participação do Incra, vão garantir a chegada das informações para facilitar ainda mais a vida do produtor. “A prefeitura faz o projeto, o banco analisa o crédito e o Incra faz a regularização das terras, essa será uma parceria de grandes resultados que nunca aconteceu”, disse.

Nicolau Junior destaca que um dos entraves para o acesso ao crédito é normalmente a questão da regularização das terras. “A regularização das terras é um dos grandes entraves no Acre. O grande produtor tem condição de conseguir a documentação, mas o pequeno não tem e a participação do Incra será de fundamental importância para garantir os créditos”, afirma.

A questão dos microempresários também foi avaliada pelo deputado cruzeirense que avalia que as micro empresas precisam também de uma condição diferenciada de crédito.

“O Banco da Amazônia atua em vários setores, zona rural e urbana e na pandemia baixou muitos as taxas de juros, mas tem também que criar facilidades para os micros e pequenos empresários e vamos lutar por isso”, ressalta.

Ao finalizar Nicolau Júnior enfatiza que a iniciativa da parceria do prefeito Zequinha Lima com o Banco da Amazônia pode ser um projeto piloto modelo para as demais prefeituras do Estado. “A prefeitura fazendo o projeto garante mais facilidade para o produtor rural e essa iniciativa com certeza servirá de exemplo para os demais prefeitos do Estado”, disse.