Cruzeiro do Sul, Acre, 14 de setembro de 2024 10:14

Desembargador do TJAC Elcio Sabo e magistrados visitam unidade e destacam a boa parceria de mais de 20 anos com a Apadeq

c2e78c3b-24d7-4fec-928d-fa3b7e15542c (1)

O desembargador Élcio Sabo Mendes Júnior, diretor da Escola do Poder Judiciário, do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) , esteve na semana passada em Cruzeiro do Sul, acompanhado do Juiz de Direito Titular, Dr. Alex Ferreira Oivane, Juiz de Direito Titular da Vara de Delitos de Organizações Criminosas e Juiz da Coger e juntos visitaram todas as unidades do Judiciário em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

O desembargador Elcio Sabo estava em missão institucional do Poder Judiciário que desenvolve o importante projeto Saber Sem Fronteiras, que leva ações da escola do Judiciário acreano voltadas às necessidades específicas de cada unidade do Poder Judiciário no Juruá. O Juiz Alex Oivane realizou Correição pela Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).

Na manhã da última sexta-feira (27) o desembargador Elcio Sabio, o Juiz de Direito Alex Oivane e a Juíza de Direito da Comarca de Mâncio Lima, Dra. Gláucia fizeram uma visita as dependências da unidade da Associação dos Pais e Dependentes Químicos (Apaded) para conhecer o projeto de recuperação de dependentes químicos que o desembargador ainda não conhecia.

Na visita a Apadeq o presidente do TJAC fez uma palestra aos internos sobre responsabilidade, compromisso e consequências dos atos de uma pessoa, além de visitar todas as dependências da unidade – sala de informática, dormitórios, sala de estar, auditório, além da granja e ficou encantado com o trabalho desenvolvido que já tem há mais de 20 anos a parceria do Poder Judiciário.

Dr. Alex Oivane é um parceiro de longa data da Apadeq e garantiu os recursos para a implantação da granja

“Depois da visita o desembargador se comprometeu em firmar um termo de cooperação entre a Escola do Poder Judiciário e a Apadeq e no momento oportuno vamos chamar o Branco para poder participar e firmar o termo de cooperação para efetivar a parceria que será de grande importância ao desenvolvimento dos trabalhos “, disse o Juiz Alex Oivane.

O administrador da Apadeq, Raimundo Felício (Branco) destacou e agradeceu a visita do presidente do TJAC, desembargador Elcio Sabo. “A visita do presidente do TJAC, Elcio Sabo, com o Juiz de Direito Alex Oivane e a Juiza Glaucia Aparecida, da Comarca de Mâncio Lima, vem cada vez mais consolidar essa parceria que já soma mais de 20 anos, soma bons frutos e garante muitos benefícios aos internos”, disse Branco ao agradecer.

A Juíza de Direito, Dra. Gláucia Aparecida Gomes, destacou que desde que foi apresentada à APADEQ de Cruzeiro do Sul pelo Juiz Auxiliar da Corregedoria do TJAC, Dr. Alex Oivane, em abril de 2023, ficou impressionada com a dedicação à causa dos dependentes químicos pelo presidente da instituição, irmão Branco.

A magistrada avalia que as condições físicas e organização da estrutura da APADEQ são admiráveis e ressalta que desde que tomou posse como juíza substituta em Mâncio Lima, percebendo o alto índice de prisão decorrente do uso das drogas, quis estreitar a parceria da APADEQ com o TJAC, que perdura por mais de 20 anos.

“O cárcere não é resposta para tudo e não é a ferramenta adequada para promover a descontaminação de um dependente químico e a visita do Desembargador Elcio Mendes, Diretor da ESJUD (Escola Judicial do TJAC), só reforça a parceria entre o Judiciário e a APADEQ e a importância do tratamento adequado da questão”, enfatiza.

Segundo a Dr. Gláucia Aparecida por ocasião da visita do desembargador Elcio Mendes, foi formalizada a parceira entre a ESJUD e a APADEQ, a fim de oportunizar aos pacientes acesso aos cursos ofertados pela instituição. “Tal parceria demonstra a importância da educação como ferramenta para propiciar a ressocialização. Assim, além de sairem da APADEQ recuperados, estarão capacitados para retornarem ao convívio em sociedade e a se colocarem no mercado de trabalho”, disse.

Os magistrados e o desembargador Elcio Sabo visitaram as dependências da Apadeq que ele ainda não conhecia