DESUMANO
Uma grave denúncia que circula em vídeo nas redes sociais e ganha destaque na imprensa de Manaus é um caso de expulsão de um casal que estava abrigado na Casa de Acolhimento e Cuidados da Prefeitura de Envira, em Manaus, onde a mulher faz tratamento de câncer e mesmo estando cirurgiada e com bolsa de colostomia. A expulsão na semana passada momento da janta e o casal ficou sem ter para onde ir.

O marido da mulher reclama que a gestora da Casa, conhecida por Branca Pinheiro, tem tratado as pessoas e pacientes, que estão em Manaus fazendo tratamento fora do domicílio, de forma desrespeitosa e arbitrária e afirma que a expulsão dele e da esposa ocorreu porque ele foi reivindicar seus direitos. O caso gerou revolta e indignação nas redes sociais e também dos demais pacientes da Casa de Acolhimento.
No vídeo se pode ver a mulher chorando sentada na beira da calçada na frente da casa com a malas e pertences. A ocorrência levanta questionamentos sobre a forma que a gestora da Casa de Acolhimento e Cuidados da Prefeitura de Envira está tratando os pacientes que estão fora do seu domicílio para tratamento e em momento de vulnerabilidade e precisam da estrutura do município para se hospedar.
Nas redes sociais uma postagem relata que essa não é a primeira expulsão que ocorreu na Casa de Acolhimento e Cuidados da prefeitura de Envira, mas o primeiro que veio a público. “Só quem vive e trabalha na casa de apoio sabe a realidade como os pacientes e funcionários são tratados por essa gestora. Sou livre e tenho meus direitos de falar o que vejo e convivo”, diz o internauta que é enfermeiro na casa.

A Prefeitura de Envira foi consultada, através do celular do prefeito Ivon Rates, para dar informações sobre a denúncia, mas não se manifestou. Veja a denúncia na Rede Tiradentes de notícias, da capital amazonense: