O empresário Alderlândio Barroso, proprietário da Distribuidora de Gás DM Gás, do município de Envira (AM) comemora a chegada de um caminhão com botijas de gás transportadas pela estrada que agora liga o Amazonas ao Acre, através do município de Feijó e teve seu tráfego liberado pela primeira vez na semana passada.
A grande conquista da ligação rodoviária com Feijó contrasta com a realidade do município de Envira cujo transporte da maioria dos produtos comercializados são transportados através de balsas pelos rios Juruá, Tarauacá e Envira e durante o verão, principalmente com as estiagens, levam vários meses para conseguir desembarcarem os produtos no porto da cidade.
Um exemplo do heroísmo dos empresários cujas empresas abastecem o município de Envira é justamente o do setor de fornecimento de gás, produto essencial em qualquer cidade, que está com uma carga de 1.800 botijas sendo transportadas por uma balsa que saiu de Manaus e está encalhada entre Eirunepé e Itamarati há quase 40 dias.
“A estrada vai ajudar bastante para sairmos do isolamento, porque o que acontece é que o transporte pelo rio, neste período, é muito perigoso, muitas canoas já furaram com risco de perder o produto e a abertura da estrada, apesar do frete nesse início ainda ser mais caro, vai ajudar bastante para não faltar produtos para abastecer a cidade”, explica o empresário.
Devido a questão da estiagem que não permite a navegação da balsa o empresário Alderlândi, mais conhecido por Dedé, teve que tirar as botijas de gás e transportá-las pela estrada porque a balsa não consegue chegar em Eirunepé. “É um desafio, tive que puxar as botijas pela estrada para não faltar e comemoramos a abertura da estrada porque vamos ter o produto para abastecer a cidade e garantir o desenvolvimento”, enfatizou.
A abertura da estrada entre as cidades de Envira e Feijó é um grande marco da administração do prefeito Ruan Mattos e do vice-Lira Castro, meta traçada desde o início do mandato que agora se concretiza com o apoio imprescindível do governador acreano Gladson Cameli, do prefeito de Feijó, Kiefer Cavalcante e do governador do Amazonas, Wilson Lima e vai garantir abastecimento da população com mais facilidade, como por exemplo o gás de cozinha e ainda a integração entre os povos dos dois municípios como já está acontecendo.