Cruzeiro do Sul, Acre, 18 de junho de 2025 19:42

Dona Davina, anciã cruzeirense do bairro do Remanso, comemora 105 anos de idade

Dona Davina, 105 anos

A senhora Davina Lima Verde Sobrinho, que mora no bairro do Remanso há cerca de 30 anos, comemora 105 anos de vida, nesta quinta-feira (17). Filha de pai cearense, Joaquim Lima Verde e da senhora Luiza Maria da Conceição, ela nasceu no Rio Juruá Mirim, município de Cruzeiro do Sul, na comunidade Rio Branco, em 17/06/1916.

A anciã, moradora mais antiga do bairro do Remanso, teve 13 filhos e quatro deles morreram ainda no seringal. Ela tem 35 netos, 80 bisnetos e 31 tataranetos. Os filhos e netos vão se reunir neste sábado (19) para comemorar a data.

Agricultora e aposentada como soldado da borracha dona  Davina trabalhava com o esposo no pesado e nas estradas de borracha dos seringais do Rio Juruá Mirim, na época do surto da borracha.

Do Rio Juruá Mirim o casal se transferiu para a Rio Valparaíso onde continuaram a trabalhar na agricultora e depois, em busca de melhorias, mudaram para Cruzeiro do Sul há cerca de 30 anos e foram morar no bairro do Remanso onde a mesma reside até a presente data.

Atualmente dona Davina tem boa saúde, apesar de não lembrar mais de algumas coisas, principalmente pela idade e já foi vacinada contra a Covid-19. Apesar da filha ter sido acometida pela Covid-19 o exame de dona Davina deu negativo para a doença.

O filho Rubem Lima Verde admira o tanto que a mãe trabalhou no pesado e a resistência que ela ainda tem. “Não foi no maneiro. Na lembrança ela não lembra muito das coisas pela perca da memória, mas sobre a resistência que ela tem pela idade acho ela forte, tem muita resistência, senta na rede e ainda tem muita força”, disse.

A filha Francisca Lima Verde, 76 anos, que nunca casou, passou toda sua vida cuidando da mãe. “Tive essa sorte e agradeço muito a Deus pela minha mãe viver até agora. Agradeço pela vida dela e por cuidar dela. Não confio muito deixar ela na mão de outras pessoas”, afirma.