Os absurdos praticados na gestão da Prefeitura de Envira (AM) pelo ex-prefeito Ivon Rates, agora o impedem de exercer seus direitos políticos devido as condenações impostas pela Justiça Federal em processos que o consideraram culpado por desvio de recursos públicos e com trânsito em julgado. Está condenado nesse nível em quatro processos.
Ao contrário do que vem dizendo o pretenso pré-candidato com o lançamento de seu nome para prefeito do município que ele tanto já prejudicou uma pesquisa no Sistema de Contas Irregulares do Tribunal de Contas da União (TCU) o coloca na lista de responsáveis por contas julgadas irregulares com implicação eleitoral.
Na lista do TCU o pretenso candidato Ivon Rates aparece com registro de quatro processos com trânsito em julgado e as cenas de pré-candidatura são apenas para iludir e confundir a boa fé da população que precisa estar atenta para que os desmandos que tantos prejuízos causaram ao povo não voltem a acontecer. Ele pretende, logo que não consiga registrar sua candidatura, indicar outra pessoa para apoiar.