Na manhã desta segunda-feira (29) a Assembleia Legislativa do Estado do Acre realizou uma sessão solene em homenagem aos 47 anos de existência da Procuradoria Geral do Estado. Proposta pela mesa diretora, a cerimônia reuniu autoridades, membros da procuradoria e demais representantes da comunidade jurídica.
Durante o evento, o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) proferiu um discurso que ressaltou a importância histórica e o papel fundamental desempenhado pela instituição ao longo do tempo. “Essa instituição, ela, ao longo do tempo, foi criando força, foi sendo fortalecida pela luta dos seus integrantes”, destacou o deputado.
O parlamentar também enfatizou a evolução da Procuradoria Geral do Estado, desde sua libertação da fase da intervenção até as diversas votações e debates que aperfeiçoaram sua lei orgânica e fortaleceram as carreiras de seus membros. “E olha que, na divergência, nós construímos também soluções juridicamente seguras e socialmente justas. Com a colaboração da nossa procuradoria”, ressaltou.
A fala do deputado Edvaldo Magalhães evidenciou o orgulho que o estado do Acre possui de sua procuradoria, descrevendo o plenário da Assembleia Legislativa como um espaço de grande experiência e conhecimento jurídico acumulado. “O Acre tem uma procuradoria que ele pode se orgulhar. Talvez, hoje, o metro quadrado de maior e melhor experiência e de maior saber jurídico acumulado é o plenário da Assembleia Legislativa do Estado”, afirmou o deputado.
Além disso, Magalhães mencionou sua experiência pessoal ao integrar um governo que ele inicialmente considerava injusto, destacando a importância da garantia da segurança jurídica para a sociedade.