Cruzeiro do Sul, Acre, 16 de setembro de 2025 08:29

Eleições 2022: janela partidária se abrirá em março de acordo com informação divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral

tse900
Trata-se de um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de legenda sem perder o mandato vigente; período ocorre seis meses antes do pleito

A janela partidária ocorre todo ano em que há eleições. Trata-se de um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de legenda sem perder o mandato vigente. Esse período acontece seis meses antes do pleito.

Fora do período da janela partidária, existem algumas situações consideradas como justas causas para a mudança de partido. São elas: criação de uma sigla; fim ou fusão do partido; desvio do programa partidário; ou grave discriminação pessoal. Trocas de legenda que não se enquadrem nesses motivos podem levar à perda do mandato.

A Coelho & Farias – Consultoria e Marketing Político é uma empresa genuinamente Acriana, pioneira no seguimento de Consultoria Política no Estado

Como mostramos, líderes partidários calculam que pelo menos 40 deputados federais devem mudar de partido na janela partidária. Com a filiação de Jair Bolsonaro ao PL, aproximadamente 20 deputados do PSL devem acompanhar o presidente da República e seguir para o partido de Valdemar Costa Neto.

Também mostramos que o vice-presidente nacional do PL e líder da bancada da bala, deputado Capitão Augusto (SP), acredita que, na janela partidária de março, a sigla pode atrair em torno de 25 parlamentares.

O Antagonista apurou ainda que integrantes da executiva nacional do PT defendem que a aliança com o PSB, tanto para a disputa ao Palácio do Planalto quanto para uma eventual formação de federação, deve ser formalizada antes da janela partidária.