Cruzeiro do Sul, Acre, 14 de maio de 2025 19:05

Eleitores do Amazonas voltam às urnas para decidir quem irá comandar o Estado, além de ajudar a definir a Presidência da República até 2026

(Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

Em Manaus e na maioria dos municípios do Estado, a votação irá iniciar às 7h e encerrará às 16h

Manaus – Neste domingo, os eleitores irão decidir quem irá comandar o Estado do Amazonas pelos próximos quatros anos, além de ajudar a definir a Presidência da República até 2026. No Estado 2,6 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas numa das eleições mais polarizadas nos últimos anos a nível nacional.

Assim como ocorreu no primeiro turno, os eleitores devem ficar atentos para o horário de votação. Em Manaus e na maioria dos municípios do Estado, a votação iniciará às 7h e encerrará às 16h. Uma hora antes do horário de eleições anteriores.

Em 11 municípios a votação será duas horas antes em relação a Brasília das 6h às 15h. Obedecerão a este horário as cidades de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença.

Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória.

Perfis

Wilson Miranda Lima (União) tem 46 anos, é casado e nasceu na cidade de Santarém, no Pará. Ele é o atual governador do estado do Amazonas, tendo Tadeu de Souza (Avante) como vice e concorre à reeleição pela coligação Aqui é Trabalho.

Carlos Eduardo de Souza Braga (MDB) tem 61 anos, é casado e atualmente representa o Amazonas no Senado Federal. Nascido em Belém (PA), ele disputa o governo do estado pela coligação Em Defesa da Vida e tem Anne Karolyna Moura de Souza (PT) como candidata a vice.