Cruzeiro do Sul, Acre, 16 de setembro de 2025 08:18

Em escola da Vila Santa Rosa, alunos e servidores produzem hortaliças para melhorar a merenda na unidade

hortaescola1900

Um projeto que teve início em 2018 na escola Antônio Ferreira Gomes, na Vila Santa Rosa, em Cruzeiro do Sul, envolve toda comunidade escolar na produção de hortaliças que servem para melhorar o cardápio da merenda que é oferecida na unidade. Por meio do trabalho conjunto entre a direção, servidores e alunos foi construída uma horta onde são cultivados vários tipos de verduras.

Logo no início, a iniciativa ganhou o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que ministrou um curso sobre a produção de hortaliças para os servidores da escola e para outras pessoas da comunidade. Depois da capacitação, tanto os estudantes quanto os educadores, inclusive o diretor, Evilásio Silva, entraram em ação para construir a horta de onde já foram colhidas verduras para servir na merenda dos alunos e até para a comercialização.

“No começo tivemos uma grande produção de verduras, inclusive melhorou bastante a qualidade da merenda escolar. Além disso, também até já vendemos para arcar com algumas despesas da horta”, disse o diretor.

O projeto teve um período de dificuldades. O diretor conta que a produção reduziu em 2020 por conta de uma praga de insetos que atacou a plantação, mas, com o apoio do Vereador Gilmar da Saúde e de técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, o problema foi resolvido e a horta foi ampliada. Com isso, a expectativa é que, em breve, seja feita uma colheita ainda maior de cebola, couve, coentro, pepino, tomate e rúcula.

“Hoje a horta tem 12 canteiros todos em alvenaria e uma caixa d’água própria onde já estamos plantando bastante”, afirmou Evilásio.

O diretor garante que, além de servir para melhorar a qualidade da alimentação dos alunos, o envolvimento dos estudantes nas atividades da horta também está relacionado às atividades pedagógicas.

“Agora que estamos com atividades remotas por conta da pandemia, vamos adicionar as verduras nos quites de alimentação escolar que distribuímos. Então, é uma forma de melhorar a merenda, mas também de envolver nossos alunos no plantio e na limpeza da horta de uma forma pedagógica”, afirmou o gestor.