Mestre Alderlei Almeida, da Academia Ekilibrium de Cruzeiro do Sul, é aprovado no Exame de 6º DAN
O Estado do Acre vivenciou no final de semana passado um momento marcante para o Taekwondo, com a realização do Exame de Graduação que resultou na aprovação de diversos mestres. O evento, conduzido pela banca nacional oficial da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), contou com a presença do presidente da CBTKD, mestre Rivanaldo Freitas e do mestre Joscicley Braga, que supervisionaram a avaliação dos candidatos.
Na graduação de 4º DAN, foram aprovados os mestres Clemerson Ribeiro, Aldeniza Fernandes e Yasmin Costa, que demonstraram habilidades excepcionais e dedicação ao esporte. Para a graduação de 5º DAN, os mestres Francisco Gusmão, Amâncio Antônio e Wellem Keullen também foram reconhecidos por seu talento e compromisso com a arte marcial.
Um dado importante a ser destacado neste exame é a formação das duas primeiras mestras de taekwondo do estado do Acre, um marco significativo que representa o avanço e a inclusão das mulheres na liderança e formação no esporte.
No Exame de Graduação de 6º Dan os mestres Itassi Camargo, Tiago Marques, Lelandio Castro, Alderlei Almeida e Leddinho foram promovidos pela banca da Confederação Brasileira de Taekwondo. Essa graduação é considerada uma das mais difíceis e poucos conseguem alcançar tal feito no estado, ressaltando ainda mais a excelência e a dedicação desses mestres ao Taekwondo.
O Exame de Graduação não apenas celebra as conquistas individuais dos mestres, mas também reforça a importância do Taekwondo como uma prática que promove disciplina, respeito e excelência. “Parabenizamos todos os aprovados e agradecemos a todos os envolvidos na organização deste evento que enriquece ainda mais o cenário do Taekwondo no Acre”, destacou o presidente da CBTKD.
O Mestre Alderlei Almeida, da Academia Eklibrium, de Cruzeiro do Sul, que também é o representante da Federação no Vale do Juruá e Mestre de Cerimônia da Feteac no Estado, avalia como muito valiosa a oportunidade do Exame de Graduação com a presença da autoridade máxima do Taekwondo no Brasil que possibilitou sua aprovação na graduação 6º DAN.
“A vinda do Grão-Mestre Ivanaldo Freitas é um acontecimento muito importante, vez que o exame de DANs só pode ser feito por banca nacional, autorizada pela CBTKD (Confederação Brasileira de Taekwondo). Então, se não aproveitássemos essa oportunidade agora teríamos que viajar ao Rio de Janeiro ou a outro estado para fazermos o exame para 6° DAN”, disse o mestre Alderlei Almeida.
Em relação ao evento de modo geral o mestre Alderlei Almeida avalia que foi pura excelência e, se não foi o maior, foi um dos maiores eventos de Taekwondo já realizado no Acre com a participação de 11 academias, pelo menos 262 taekwondistas inscritos, mais de 150 lutas e com grande presença dos pais e familiares.
“Somando-se ao exame de DANs este evento como encerramento do calendário anual das atividades da Federação é a coroação do empenho de toda a entidade desde o presidente, diretores e academias filiadas todos junto pelo bem maior, o crescimento do Taekwondo no Acre com o objetivo de cada vez mais ajudar e proporcionar alternativas como estilo de vida às crianças, jovens e adultos”, finaliza o 6º DAN de Taekwondo, Alderlei Almeida.