Cruzeiro do Sul, Acre, 21 de fevereiro de 2026 10:51

Em Manacapuru, homem de 33 anos é preso por manter “casamento infantil” com menina de 11

image (14)

Pai da vítima era conivente com o crime e também foi preso pelo crime de estupro de vulnerável na categoria omissão

Um homem, de 33 anos, foi preso em flagrante nesta terça-feira (11), na comunidade do Ubim em Manacapuru (município distante 68 quilômetros de Manaus). Ele é acusado pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra uma criança de 11 anos. As investigações apontam que pai da vítima, de 37 anos, era conivente com o crime.

De acordo com a delegada Joyce Coelho, da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Manacapuru, as investigações tiveram início após uma denúncia do Conselho Tutelar acerca de uma criança que convivia maritalmente com um homem na comunidade do Ubim. No local, descobriu-se que o pai da vítima tinha ciência do crime e apoiava a convivência da filha com o autor.

“Encontramos a casa onde a família morava e constatamos que eles (autor e vítima) estavam vivendo como casal, sob o mesmo teto dos pais da criança e de outros familiares. Ele estava nessa união há 7 meses, ou seja, a criança ainda tinha 10 anos de idade quando o pai autorizou essa convivência marital”, explicou a delegada Joyce Coelho.

Abalada com tudo o que aconteceu, a vítima de 11 anos foi resgatada e encaminhada para o Conselho Tutelar do município, assim como passará pelo procedimento de flagrante e, posteriormente, pela rede de apoio, com atendimento médico e psicológico.

“Ambos irão responder pelo crime de estupro de vulnerávvel. Ao pai incide o crime por omissão, pois ele teria levado o autor para dentro de casa, apresentado para a filha e dito para ela aceitar esse namoro. Era uma prisão que estava acontecendo do seu genitor e do homem que ela estava “convivendo”. É uma situação muito dramática e difícil para uma criança de apenas 11 anos”, salientou a delegada.

Segundo a delegada, não havia nenhum tipo de relação de vantagem à família da vítima com a permissibilidade da relação da filha de 11 anos com o homem de 33 anos.

“É uma realidade nua e crua. Infelizmente alguns interiores ainda não enxergaram a necessidade de denunciar e de se indignar com esse fato. Mas esse fato tem que servir para que a gente possa alertar mais e mais, principalmente as comunidades ribeirinhas, de que isso é um crime hediondo e que todos nós somos obrigados e responsáveis pelo combate”, salientou.

A delegada destacou também que a mãe da vítima não concordava com o relacionamento, no entanto, devido a condição de vulnerabilidade social e econômica e submissão ao marido, ela acabou cedendo.

“Ela possivelmente será indiciada também, mas na condição de flagrante. A irmã de 21 anos se dizia revoltada com a situação, já tinha expulsado esse homem de lá, mas o pai, infelizmente, ele encorajava essa situação, fazia questão e fez com que a criança aceitasse esse namoro, já que eles dividiam ali naquele lugar a mesma rede”, terminou.

Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Manacapuru

Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Manacapuru

O homem foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável, enquanto o pai pelo crime de estupro de vulnerável na categoria omissão. Após audiência de custódia, eles ficaram à disposição do Poder Judiciário.