Cruzeiro do Sul, Acre, 3 de dezembro de 2024 09:33

Energisa preocupada com os riscos e perigos alerta sobre cuidados na instalação e manuseio de bomba d’água

divulgação (1) (1)

Empresa reforça as orientações de segurança com a comunidade para evitar acidentes elétricos

A Energisa Acre, preocupada com os riscos e perigos relacionados ao uso incorreto de energia elétrica dentro das residências, intensifica ações de conscientização para reduzir os acidentes domésticos envolvendo choque elétrico.

As principais causas são: instalações elétricas antigas, sobrecarga causada pela conexão de vários aparelhos em uma mesma tomada, gambiarras, falta de manutenção (fios desencapados e emendas malfeitas), entre outros.

A empresa alerta, também, sobre os cuidados durante instalação e manuseio de bomba d’água, equipamento muito usado na zona rural. A principal dica é sempre procurar um profissional habilitado e com equipamentos adequados para realizar a instalação ou manutenção da forma correta.

“Por se tratar de um equipamento que atua em locais com água, o risco é grande de choque. Então todo cuidado é pouco. Água e energia elétrica não combinam. Por isso, é necessário, além de um profissional com os equipamentos de proteção adequados para o serviço, que a instalação seja realizada da forma correta, para evitar os acidentes”, comentou a coordenadora de segurança da Energisa Acre, Gabriella Mendes.

Ainda sobre segurança, a coordenadora fala dos perigos na realização de podas e derrubada de árvores, prática também muito comum na zona rural, ou até mesmo o acesso em árvores próximas às redes para retirada de frutos.

“Essa é uma prática muito perigosa, o galho pode tocar a rede de energia, partir cabos e causar choque elétrico. Além da própria ação ser perigosa por manusear equipamentos próximos a rede e sem qualquer equipamento de segurança. O assunto é sério. Já foram registradas mortes em decorrência desse tipo de acidente”, comentou a coordenadora.

Outro fator que causa acidentes é a intervenção indevida na rede. Em alguns casos, clientes contratam outras pessoas para solucionar problemas nos fios energizados, entretanto, essa prática é perigosa para quem executa e para quem mora nesses lugares, pois somente os profissionais da Energisa são autorizados e capacitados para realizar serviços que envolvem desde a baixa até a alta tensão.

Para mais informações ou solicitar serviços da Energisa, entre em contato com a empresa por meio dos canais de atendimento: