Cruzeiro do Sul, Acre, 22 de março de 2025 20:06

Energisa explica ocorrências no sistema de transmissão que causou interrupções neste domingo nos municípios do Juruá

cidade-em-momento-de-apagao- (1)

A Energisa Acre publicou Nota para informar sobre duas ocorrências no sistema de suprimento de energia, de responsabilidade da Transmissora de Energia, que provocou duas interrupções no fornecimento de energia elétrica para os municípios de Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, neste domingo (16).

O primeiro apagão de energia ocorreu às 02h24 e o sistema foi normalizado às 03h40 da manhã. O segundo aconteceu às 18h22, com restabelecimento às 19h32, comunicou a empresa em sua nota justificando que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) está investigando as falhas no sistema que causaram a interrupção da energia elétrica.

Cruzeiro do Sul e os municípios da regional do Juruá – Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves e Mâncio Lima passaram a fazer parte do sistema nacional de distribuição de energia passando a geração de energia para o sistema de termoelétrica depois da conclusão do linhão de Rio Branco à Cruzeiro do Sul concluído recentemente, em 16 de dezembro.

O linhão que interliga a usina da Energisa em Cruzeiro do Sul ao Sistema Nacional, que teve sua conclusão recentemente, inicia em Rio Branco e tem 632 quilômetros, num investimento de cerca de R$ 370 milhões. A obra foi dividida em duas etapas: uma subestação em Feijó, conectando a cidade à capital acreana e a interligação de Feijó a Cruzeiro do Sul.

NOTA

A Energisa Acre informa que neste domingo (16) houve duas ocorrências no sistema de suprimento, de responsabilidade da Transmissora de energia, que provocou interrupções no fornecimento de energia elétrica para os municípios de Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima. O primeiro fato ocorreu às 02h24 e o sistema foi normalizado às 03h40 da manhã, já o segundo 18h22, com restabelecimento às 19h32.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação da operação de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) está analisando as causas da interrupção.

A Energisa está atuando junto ao ONS e Transmissora responsável para evitar novas ocorrências.