Cruzeiro do Sul, Acre, 1 de janeiro de 2026 11:28

Enfermagem se destaca como porta de entrada para a saúde e atrai jovens em Cruzeiro do Sul

Enfermage CZS

Demanda crescente, propósito profissional e múltiplas possibilidades de atuação impulsionam busca pelo curso no Acre

Cruzeiro do Sul (AC), julho de 2025 – Em meio a um cenário de transformação nos serviços de saúde e de valorização do cuidado, o curso de Enfermagem vem ganhando protagonismo entre os jovens que desejam ingressar na área da saúde. Em Cruzeiro do Sul, essa tendência tem se consolidado com o fortalecimento da formação oferecida pela Afya Faculdade de Ciências Médicas.

Dados do Censo da Educação Superior apontam que a Enfermagem é a graduação com maior número de ingressantes na área da saúde no país. No Acre, a realidade acompanha essa curva, impulsionada pela necessidade crescente de profissionais qualificados nas redes pública e privada, especialmente no interior.

“A Enfermagem oferece um campo vasto de atuação, desde hospitais até atenção básica, pesquisa, gestão e ensino. É uma escolha cada vez mais conectada ao desejo de contribuir com a transformação da saúde nas comunidades”, afirma a diretora da Afya Cruzeiro do Sul, Simone Rigo. “Os estudantes chegam ao curso motivados por propósito e pela vontade genuína de cuidar.”

Formação conectada à realidade da região

Na unidade de Cruzeiro do Sul, o curso de Enfermagem oferece uma proposta pedagógica que alia teoria à prática desde os primeiros semestres. Com laboratórios modernos, corpo docente experiente e uma rede de unidades de saúde conveniadas, os estudantes participam de estágios supervisionados, projetos de extensão e vivências que espelham os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Preparamos nossos alunos para responder às necessidades reais do território, com uma formação sólida, ética e humanizada. Incentivamos o pensamento crítico e a atuação responsável em todos os níveis de atenção à saúde”, destaca a diretora.

A crescente oferta de serviços de atenção domiciliar, a ampliação da Estratégia Saúde da Família e a interiorização da saúde pública tornam o mercado regional promissor para os futuros enfermeiros. “Nosso compromisso é formar profissionais que permaneçam e façam a diferença em suas comunidades. E isso exige excelência desde a graduação”, complementa.

Inscrições abertas

A Faculdade de Ciências Médicas Afya Cruzeiro do Sul está com inscrições abertas nas modalidades de ingresso: Análise de Histórico Escolar, Nota do Enem e para o Vestibular 2025.2. A prova será realizada em formato online, oferecendo praticidade e segurança aos candidatos. As inscrições devem ser feitas pelo site: https://unidades.afya.com.br/inscricao/itpac-cruzeiro-do-sul

Sobre a Afya

A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br  e ir.afya.com.br.