A Prefeitura de Cruzeiro do Sul fez os primeiros testes para o funcionamento da primeira Estação de Tratamento de Esgoto do município. O sistema foi construído em 2017 e só agora entrou em operações.
Para ajustar o sistema, a Secretaria de Meio Ambiente do município fez todos os procedimentos necessários e concluiu a estrutura que deve receber o esgoto das fossas sépticas dos bairros próximos ao canal do Remanso para fazer o processo de purificação.
“Aqui os dejetos serão despejados e passam por um processo de decantação onde a parte sólida desce, a líquida sobe através de caixas de decantação e entram em contato com bactérias que reagem e fazem o tratamento até chegar a, pelo menos, 90% de purificação”, garantiu o secretário de Meio Ambiente, Ygoor Neves.
O prefeito Zequinha Lima e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Júnior, acompanharam os testes iniciais na Estação de Tratamento de Esgoto. Zequinha explicou que todos dejetos acumulados nas fossas sépticas das cidades serão depositados na estação.
“As fossas de prédios públicos, de residências e outras sempre enchem, mas não tínhamos onde colocar os dejetos porque não se podia depositar no lixão. Agora vamos trabalhar de forma organizada com as pessoas que já trabalham com a limpeza de fossas em nossa cidade”, afirmou o prefeito.