Cruzeiro do Sul, Acre, 8 de dezembro de 2024 19:30

Entrevista: Diretora de Gestão da Secretaria Municipal de Cultura de Cruzeiro do Sul, professora Anita Costa

20966ac7-12d8-40a8-8be8-41ef240e1df4 (1)

Pedagoga e licenciada em Teatro pela UNB, Anita Costa destaca os avanços da cultura na gestão do prefeito Zequinha Lima

A professora Anita Costa, diretora de Gestão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, faz uma avaliação muito positiva dos avanços do setor cultural do município, principalmente nesta gestão do prefeito Zequinha Lima, que garantiu investimentos e mais que dobrou os recursos próprios com R$ 300 mil para os projetos na área da cultura e Esporte. Na última terça-feira (26) recebemos a diretora para essa entrevista.

Anita Costa iniciou sua vida profissional como professora, mas lembra que sua atuação na área cultural iniciou ainda quando era criança quando seus avós, que eram analfabetos, vieram do seringal para morar no bairro São José e compravam livros de literatura de cordel. Como eles não sabiam ler chamavam uma pessoa para ler para a criançada e para eles também.

Anita lembra também que gostava muito do cordel do Lampião e da Maria Bonita. Depois, quando começou a frequentar escolas, mesmo tímida (acreditem), iniciou participar dos grupos de apresentações nas datas comemorativas. A trajetória cultural da artista teve continuidade quando iniciou seu curso universitário de Pedagogia na Universidade Federal do Acre (UFAC).

A convite do professor Dr. Cleidson Rocha, fundador do Grupo de Teatro Guta, que é o mais importante e atuante no município de Cruzeiro do Sul que inclusive se mantém até os dias atuais. Anita entrou no grupo junto com a professora e artista Nazaré Marques e várias outras pessoas e fizeram apresentações de muito sucesso no Teatro dos Náuas e na universidade.

Anita se formou em Pedagogia pela UFAC em 2019 e 10 anos depois, com a chegada da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que trouxe cursos de licenciatura de Teatro e Música, através da Universidade de Brasília (UNB). Inicialmente ela trabalhou como tutora no Polo da UAB, mas na segunda etapa entrou como cursista. “Depois de 10 anos que me formei em Pedagogia consegui realizar meu sonho e me formei em Teatro pela Universidade de Brasília (UNB), através da UAB”, destaca.

Na avaliação de Anita o teatro precisa ser reativado em Cruzeiro do Sul com mais peças e a Lei de Incentivo à Cultura é o grande instrumento para que isso aconteça, pois a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, na gestão do prefeito Zequinha Lima, tem dado essa oportunidade para os fazedores de cultura porque fazer teatro precisa recursos para as despesas de figurino, alugar transporte, pagar os auxiliares e até comprar equipamentos.

“Muitas vezes as pessoas tem o talento, mas, na maioria das vezes não tem o recurso para custear as despesas e a Lei Municipal de Incentivo à Cultura dá essa oportunidade para que se possa, tanto na zona urbana quanto na rural realizar esse sonho. A gente tem um sonho e precisa buscar as condições de executar os seus projetos e realizar esses sonhos”, avalia.

Anita lembra a época da pandemia quando o professor Cleidson Rocha a convidou para escrever um livro para registrar a história e as memórias do teatro na região. O nome do livro é “Cenas, Roteiro, Contexto e Personagens, Memórias de Uma experiência Teatral Juruaense”, que foi lançado em 2021 e ela participou com um capítulo, Transformando Sonhos em Processo Criativo.

A diretora de Gestão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Cruzeiro do Sul destaca que o Sistema Municipal de Cultura teve início em 2008, quando fazia parte ainda da Secretaria de Educação e surgiu o movimento Cultura Viva pelo Governo do Estado momento que teve que serem indicadas duas pessoas para participar e ela foi indicada junto com o professor Aldemir Maciel, momento que se iniciou esse processo.

Anita parabeniza o prefeito Zequinha pelos investimentos da prefeitura na Cultura e no Esporte e turismo

A partir daquele evento foi dado início ao Sistema de Cultura. “É preciso ressaltar que o professor Aldemir Maciel tem um grande conhecimento na área. Ele também é licenciado em Música pela UNB e em 2015 a Secretaria Municipal de Cultura e Desporto, ainda na gestão do prefeito Vagner Sales e do secretário era Zequinha Lima foi criado o Sistema Municipal de Saúde.

O secretário de Cultura e Desporto Zequinha Lima convidou a professora Anita junto com o professor Aldemir Maciel para trabalhar na secretaria que já tinha constituído o Conselho de Cultura e naquele momento foram criados outros quatro Conselhos – Esporte, Turismo e Patrimônio Histórico, que continuam em pleno funcionamento com mandatos de dois anos que se renovam.

Os Conselhos se reúnem a cada dois meses e tudo que o poder público vai fazer no setor consulta os representantes do Conselho e na gestão do prefeito Zequinha Lima foram turbinados com recursos. Ele desmembrou a Cultura e o Turismo, que virou pastas independente como secretaria e setor de Esporte ficou vinculado a Educação.

A decisão do prefeito Zequinha Lima só fortaleceu o trabalho, avalia Anita, porque o Ministério da Cultura orienta que seja feita uma busca ativa dos fazedores de cultura, dos artistas e isto está sendo feito porque em todas as vilas de Cruzeiro do Sul, por exemplo, a cultura tem chegado, inclusive com financiamentos da Lei de Incentivo à Cultura.

Amizade forte: Professor Aldemir Maciel entrega a Comenda Lins Sampaio a Comendadora Anita Costa

Anita destaca que uma das grandes realizações da gestão do professor Aldemir Maciel na Secretaria Municipal de Cultura é a instituição da Comenda do Mérito Cultura Lins Sampaio, que para o artista é a maior honraria, numa indicação da comunidade. a Lei de Icnetivo ao Esporte Adilis Maciel faz homenagem da sociedade a personalidades cruzeirense pelos relevantes trabalhos prestados.

Anita lembra que o ano de 2019 foi mais um ano de desafio com a chegada do primeiro curso de Mestrado do Campus Floresta da Universidade Federal do Acre (UFAC), do programa de Ensino de Humanidades e Linguagem e sua pesquisa foi sobre a Lei nº 11.645/2008 que aborda a inclusão dos povos indígenas na Educação.

“Acredito que trabalhar com a cultura é um grande um desafio, mas quando se gosta a gente trabalha de manhã, de tarde e de noite e não cansa. Em Cruzeiro do Sul todo final de semana tem atividades culturais de música, teatro, dança com destaque também para a literatura com a publicação de vários livros, inclusive por jovens”, avalia.

Para Anita o primeiro momento da educação, que é responsável por alavancar a cultura, é na família e depois vem a escola que atua para essa formação do caráter, ensina os alunos sobre a inclusão de todas as classes porque na atualidade além de resgatar as memórias e tradições da região que fazem parte da vida do povo.

“Outra ação de grande importância da Secretaria Municipal de Cultura na gestão do prefeito Zequinha Lima e do professor Aldemir Maciel, é o resgate do Festival da Farinha, que se tornou um grande evento na nossa cidade porque quem sai de Cruzeiro do Sul tem que levar a farinha e agora, senador Alan Rick, recentemente, aprovou um projeto que torna Cruzeiro do Sul a capital nacional da farinha”, destaca.

A dança também é destacada por Anita com um setor que conseguiu se visibilizar muito e enfatiza que o Teatro dos Náuas, o grande palco da cultura cruzeirense, construído pelo ex-governador Orleir Camel e agora todo reformado pelo governador Gladson Cameli, além de ser um dos mais modernos de toda a região Norte garante acessibilidade à todas as pessoas, inclusive cadeirantes.

“O Teatro dos Náuas é com certeza o grande palco da cultura cruzeirense e da região, é um presente que precisa ser cuidado, preservado e utilizado com eventos culturais de diversos segmentos que estão fortalecidos pelas de Leis Incentivo Municipal, Estadual e Federal com as Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo”, enfatiza.

João Mariano, pai da professora Gisalda é uma das personalidades destacadas por Anita que deixou um grande legado na área da literatura e da comunicação, o senhor José Soares, na área dos Marujos, atualmente a professora Neca se destaca na apresentação das pastorinhas, a jornalista Marci Bezerra fez um lindo documentário no final de semana passado e a professora Adriana prepara outro sobre a Casa dos Ruelas. “Nossa cultura está em movimento”, ressalta.

Veja a entrevista concedida ao jornalista Elson Costa pela professora Anita Costa, diretora de Gestão da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Cruzeiro do Sul:

Muito trabalho, muitas conquistas, muitas emoções: